Navegação

Restaurante Veneza, uma linda história com grande legado

Restaurante Veneza, uma linda História com um Grande Legado


Fundado em 1965, por filhos de imigrantes Italianos Sr. Ari Antonio Valente e Sra. Maria Leoni Valente, o restaurante fica localizado em Santa Felicidade, polo gastronômico de  Curitiba.
Na época da fundação foi aberto com intuito de atender viajantes e caminhoneiros que passavam pela avenida, rumo a estrada do Cerne, inicialmente o restaurante tinha espaço para 50 lugares,  sempre  servindo comida típica Italiana.

O Sr Ari deixou legado que é visível até hoje desde os que estão a frente, José Carlos,Gilberto, Mara, Suzi Mari  e  seu   marido  Marcos  Godoi  e  os  demais   colaboradores, uma  vida  cheia  de peculiaridades,  um homem alegre,  cativante e muito  receptivo, em   entrevista com   Marcos Godoi   (genro) relatou fatos interessantes, tais como, Sr. Ari sempre muito bem vestido de terno e gel no cabelo, muitas vezes por simpatizar com o cliente dizia que o mesmo não precisava pagar a conta, que era cortesia da casa, mais dois fatos interessantes em um deles quando chegava uma senhora gestante ele logo apostava qual seria o sexo da criança, e se caso ele viesse errar, após a criança nascer o casal teria uma refeição como cortesia, outro fato é que na época alguns estudantes de direito que vinham de ônibus jantar em Santa Felicidade no restaurante Veneza, e claro o Sr Ari já se enturmava com eles, e quando o dinheiro dos estudantes acabavam o Sr. Ari pagava algumas rodadas de cerveja, e por incrível que pareça o ele também levava alguns alunos para casa em seu próprio carro, hoje em dia alguns destes alunos já formados juízes, advogados e desembargadores ainda se reúnem e frequentam o restaurante e relembram estes momentos inesquecível.



Houve um tempo que Sr. Ari produzia seu próprio vinho, na Chácara Estância Bom Sossego, (hoje condomínio da família), muitos destes vinhos eram dados de presentes a amigos e clientes.

E como sempre brincalhão, orientava que ao servir o vinho não poderia deixar pingar na toalha, e logo perguntavam a ele se iria manchar e muito sorridente dizia: " o vinho é tão puro que se pingar na toalha pode nascer um pé de uva na mesa"  todos caiam na gargalhada.


Sr. Ari faleceu em 1982, e a Sra. Maria Leoni, conhecida como Dona Leoni, sempre esteve a frente em todos os momentos, ela faleceu em 2020 em casa e era um símbolo do Restaurante Veneza, todos a conheciam e deixou muitas saudades, sempre trabalhadora e querida por todos, era uma contadora de piadas, adorava viajar e também Turfe,  tinha cavalos de corrida.

"Os anos passam, as pessoas se vão, mas as lembranças e bons momentos sempre serão lembrados em nossos corações."


Ao lado do restaurante foi construído um lindo castelo por José Carlos Valente, filho mais velho do fundador, começou a construir em 1971 percebendo que a região era muito promissora e o espaço poderia ser um ponto atrativo turisticamente, construído com pedra bruta toda trabalhada manualmente no local, até tomar forma para o encaixe, realmente um trabalho de artesão, devido ao estilo de construção somente as 4 torres levaram 4 anos para serem construídas e considerando tempo total de 15 anos para conclusão da obra, o castelo realmente passou a ser um grande atrativo turístico, contando com degustação de vinho, vendas de artesanatos e lembranças de Curitiba, houve dias de receberem mais de 40 ônibus de turismo para visitação .


O Restaurante Veneza atualmente tem três salões individuais para eventos, um de 350 lugares outro de 200 lugares e um terceiro com 80 lugares, para festas e eventos corporativos, todos com cardápio especial que pode ser acrescentado, carnes bovinas, suínas e peixe, contando com salão principal que comporta 170 lugares, o restaurante tem capacidade para atender 800 pessoas, em anexo ao restaurante tem um espaço delivery, entre retirada e entrega chega atender até 200 pedidos por dia.



Sempre servindo Comida Típica Italiana, sendo que um dos pratos que mais se destaca é o frango prensado e claro as lasanhas que são incomparáveis, com acompanhamento de diversos pratos tais como macarrão, risoto, nhoque, frango a passarinho, saladas de escarola e a deliciosa polenta crocante, tudo produzido e elaborado pelo restaurante, o Veneza tem indiscutivelmente excelência em atendimento e na variedade de pratos e sempre atendo para atender e satisfazer os clientes, novos pratos são criados e o cardápio torna- se ainda mas agradável, sempre preservando a Cultura Italiana.



Com certeza um legado de generosidade, carisma e simpatia foi deixado pelo Sr. Ari aos seus descendentes que hoje estão a frente conduzindo o restaurante com muita excelência e não somente eles mas toda a equipe de colaboradores que conforme Marcos Godoi comentou, todos trabalham com sentimento de dono, sempre entregando o melhor desde o atendimento até a qualidade dos pratos servidos.

                                Assista o vídeo e conheça um pouco mais do Restaurante Veneza.



SERVIÇO

Restaurante Veneza
Av. Manoel Ribas, 6.860
Santa Felicidade - Curitiba - PR

Faça sua reserva:
Tel. (41) 3372-2626

www.restauranteveneza.com.br/

instagram.com/restaurantevenezadecuritiba/

Compart.

Nós na Travel

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia