Navegação

Cineasta Breno Silveira morre aos 58 anos

     Cineasta Breno Silveira morre aos 58 anos. Foto: Divulgação.


O cinema brasileiro perdeu um dos seus grandes talentos. Diretor de "Dois Filhos de Francisco", Breno Silveira teve uma morte súbita quando filmava o longa inédito "Dona Vitória", no interior de Pernambuco. 

Nascido em Brasília, Breno se formou em cinematografia pela École Louis-Lumière, em Paris. Foram quase 40 anos de cinema.
Iniciou como assistente de fotografia em “Bete Balanço”, de 1984. Onze anos depois, se destacou como diretor de fotografia no longa “Carlota Joaquina”.

No ano 2000, conquistou o Grande Prêmio Cinema Brasil de Fotografia com o filme “Eu Tu Eles”.
O primeiro filme como diretor foi um sucesso de público e crítica.

"Dois Filhos de Francisco”, a história de Zezé Di Camargo e Luciano, teve, à época, a maior bilheteria do cinema nacional. E foi o representante brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Outro sucesso de público foi "Gonzaga: de Pai Para Filho", vencedor em três categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo Melhor Filme.

Breno Silveira dirigiu séries, como “1 Contra Todos”, da Fox. A série "Dom" cuja a temporada foi um dos maiores sucessos mundiais da Amazon. 

O último longa-metragem, ''Entre Irmãs'', foi lançado em 2017. Breno conta a vida de duas irmãs que se separam após um trágico acidente.

Amigos relatam que o cineasta se sentia feliz com o novo trabalho. O filme é conta a história de uma aposentada, que da janela de seu apartamento, em Copacabana, gravou os crimes cometidos por uma quadrilha de traficantes.

Seria o primeiro dia de gravações de “Dona Vitória”, um original Globoplay, no Engenho Jundiá, a seis quilômetros de Vicência, na Zona da Mata de Pernambuco.

O cenário revela o Brasil dos anos de 1930, onde a protagonista, interpretada por Fernanda Montenegro, teria passado a infância. Breno dirigia uma cena quando passou mal.

Ele foi levado para uma unidade de saúde na cidade de Vicência. A equipe médica informou que ele teve uma morte súbita – provocada provavelmente por infarto fulminante.

De acordo com o médico Ednaldo Vieira, Breno  já chegou sem vida. 

"Nós adotamos os protocolos nestes casos, avaliamos a possibilidade de reanimação, mas não tivemos sucesso em trazer o paciente de volta”, explicou o médico Ednaldo Vieira.

O cineasta revelou que sempre quis ser músico. Mas como não foi possível realizar o sonho, usava a emoção da música para contar histórias. Breno Silveira tinha 58 anos. Deixa mulher e duas filhas.
Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia