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Mesmo diante da pandemia, Dia dos Namorados deve crescer 2,5 % nas vendas de varejo

Foto: Reprodução

Sendo uma das cinco datas comemorativas mais importantes para o varejo, o Dia dos Namorados deve apresentar crescimento nas vendas neste ano em relação a 2020. De acordo com estimativas da Acqio, fintech brasileira de soluções de pagamentos e adquirência, o varejo deve observar uma alta no volume de transações processadas por cartão de crédito e débito de 7% na semana que antecede o evento, e de 18% somente no dia 12 de junho - ante o ano anterior.

A projeção da Acqio segue em linha com o esperado pelo comércio brasileiro. Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que a data deve movimentar cerca de R$ 1,65 bilhão, já descontada a inflação. A cifra representa uma alta de 2,5% em volume de vendas em relação a igual período do ano passado. 

Ainda segundo dados da Acqio, o tíquete médio dos pedidos deve somar R$ 71 na data deste ano, com o segmento de vestuário, como roupas e sapatos, se destacando. Itens relacionados à alimentação também devem ter alta no número de vendas. 

"Mesmo em meio à pandemia, estamos observando uma retomada forte do varejo e do uso do plástico como meio de pagamento preferencial", afirma Felipe Valença, CEO da Acqio. "O Dia dos Namorados é uma data muito importante no calendário varejista, e neste ano terá impacto positivo a despeito das incertezas."

Valença afirma que a data também é importante para que pequenos empresários do setor de varejo possam potencializar as suas vendas, promovendo ações específicas. "O Dia dos Namorados impacta diretamente o setor de moda, segmento que conta com a participação de muitos pequenos empreendedores. Por essa razão, vemos muitos lojistas preparando promoções e kits especiais, que ajudam a melhorar as vendas", ressalta o CEO da Acqio. 

Dicas para empreendedores

O Dia dos Namorados apresenta grandes oportunidades para que empreendedores possam potencializar suas vendas. Para o executivo da Acqio, um dos grandes diferenciais que os pequenos varejistas devem ter em mente na preparação das ofertas é a experiência que o consumidor pode encontrar. "Essa é a palavra-chave que os varejistas precisam saber. Isso leva em conta a personalização dos produtos, das embalagens e dos sortimentos oferecidos", exemplifica Valença. O CEO da Acqio listou algumas dicas para os empreendedores na data:

Personalização - Se o seu negócio teve que se adaptar à pandemia, o mundo digital já virou seu novo aliado. Portanto, você sabe que o seu público está lá e quer continuar a relação com você. Qual produto seu é mais procurado durante essa data comemorativa? Como você pode oferecer um diferencial? Frete grátis? Embalagem personalizada? Lembre-se que seu consumidor está socialmente distanciado e que um presente memorável e que traga toda a preocupação e carinho que o momento pede é a chave para ser notado no dia dos namorados esse ano. Portanto, estabeleça a promoção de acordo com o período que estamos e divulgue esse diferencial.

Kits especiais - A regra de ouro é oferecer experiências, certo? Que tal montar um kit com os seus produtos para que os namorados possam se presentear e curtir esse momento, pensando nesse contexto? Pense em promover parcerias com outros pequenos varejistas da sua região que complementam a oferta de produtos. Explore nos kits produtos variados para que você consiga atender todos os tipos de públicos e de faixas de preço. Some forças para que o seu produto se torne um verdadeiro diferencial nesta data. Sem dúvidas isso irá chamar a atenção do consumidor.

Descontos e promoções especiais - É esperado que cerca de 70% dos consumidores usem a modalidade de cartão de crédito parcelado para realizar as compras de presentes no Dia dos Namorados. Por isso, pense em realizar promoções que estimulem a conversão imediata. Utilizar métodos como descontos no pagamento à vista, cupons e preços especiais na aquisição de dois ou mais itens. Além disso, tenha em mente que conversões rápidas demandam soluções rápidas de pagamento. Por isso, use e abuse de recursos como pagamentos com o uso de links, com os pagamentos feitos online, por meio das redes sociais ou do WhatsApp, sem precisar do uso da maquininha.

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Redação Fácil

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