![]() |
Cerca de 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes, sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal / Foto: Reprodução |
O sopro no coração não é uma doença, mas sim um ruído que o médico ouve quando ausculta o coração de um paciente. Este ruído pode ser tanto inofensivo como indicativo de doenças mais graves. Causado por alterações no fluxo de sangue dentro do coração. Por isso, a patologia tem chamado atenção a população, principalmente em tempos de pandemia, pois pode ou não exigir um tratamento.
Cerca de 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam sopros inocentes, sem nenhuma outra alteração e com desenvolvimento físico absolutamente normal. O sopro patológico é quando há uma doença estrutural no coração que pode ser congênita ou adquirida. Apenas médico cardiologista pode diagnosticar o caso. Por isso, a importância de realizar consultas regulares e manter a saúde em dia.
Segundo o médico cardiologista e hemodinamicista, Dr. Heitor Albanez Medeiros, a causa mais comum é a febre reumática em que o sangue passa com uma certa dificuldade na válvula, normalmente em excesso, e é por essa alteração que o médico cardiologista consegue identificar na ausculta durante consulta de rotina”, explica, acrescentando que o cuidado com as doenças cardiovasculares devem ser redobrados por serem as doenças que mais estão matando durante a pandemia.
![]() |
Dr. Heitor Albanez Medeiros, cardiologista e hemodinamicista / Foto: Divulgação |
Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontaram que, no Recife, o número de mortes por doenças cardiovasculares cresceu até 71% durante a pandemia. Além disso, cerca de 15% das pessoas que contraíram o coronavírus acabaram desenvolvendo algum problema no músculo cardíaco.
SERVIÇO:
MedInterv/ Real Cardiologia
Onde: Real Hospital Português - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu, Recife – PE.
Instagram: @medinterv
Fone: (81) 3416-8061
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia