Navegação

Psiquiatra explica efeitos do transtorno obsessivo compulsivo



Checar se a porta de casa está fechada várias vezes, lavar as mãos de forma repetitiva ou ter pensamentos não reais sobre uma crença podem ser características do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Uma condição psiquiátrica que atinge cerca de 8 milhões de brasileiros. 

Trata-se de um quadro de difícil manejo, marcado por pensamentos inconvenientes que invadem a cabeça sem aviso prévio. Eles podem ou não serem seguidos por um rito ou um comportamento repetido, que serve de escape para aliviar a ansiedade e os sintomas. 

“Apesar de afetar tanta gente, pouco se sabe sobre as origens do problema. Acreditamos que ele seja o resultado da interação de um fator genético com fatores ambientais”, explica o psiquiatra do Instituto Real Neuro, Dr. Adriano Menezes, acrescentando que é possível ter qualidade de vida com TOC. 

Dr. Adriano Menezes, psiquiatra do Instituto Real Neuro / Foto: Divulgação


Um paciente se beneficia significativamente quando encontra um tratamento e acompanhamento correto.  Os acompanhamentos psiquiátrico e psicológico são de fundamental importância para garantir a saúde mental e qualidade de vida. Pois, os ensaios clínicos nos últimos anos têm demonstrado que as drogas que afetam os neurotransmissores, principalmente a serotonina e noradrenalina, podem diminuir significativamente os sintomas do TOC . 

Mais de três quartos dos pacientes são ajudados por estes medicamentos, e em mais de metade dos pacientes, os medicamentos aliviam os sintomas pois diminuem a frequência e intensidade das obsessões e compulsões. Ainda de acordo com Dr. Adriano, a intervenção psiquiátrica favorece os pacientes, havendo diminuição dos sintomas em um prazo mínimo de três semanas ou mais. “Se um paciente não responde bem a um medicamento específico ou tem efeitos colaterais inaceitáveis, a combinação ou substituição por outro psicofármaco poderia apresentar uma melhor resposta terapêutica”, conclui.


SERVIÇO:  

INSTITUTO REAL NEURO – Hospital Português  

Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu  

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia