Navegação

Especialista explica sobre Síndrome do Coração pós-feriado

Risco de ter um ataque cardíaco aumenta 4% durante os feriados / Foto: Reprodução

Passada as comemorações de final de ano, é chegada a hora da contagem regressiva para o recesso do Carnaval, mesmo não tendo festa este ano. Viajar ou fazer uma programação diferente ainda está nos planos de muita gente, o que acarreta às vezes em exageros alimentares ou consumo excessivo de álcool, além do deficit de horas de sono. 

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Melbourne, na Austrália, o risco de ter um ataque cardíaco aumenta 4% durante os feriados, já que muitos dos sintomas como fraqueza, náuseas e palidez da pele, podem ser facilmente confundidos com a famosa ressaca. De acordo com a cirurgiã cardiovascular, Manuela Muniz, o conjunto de problemas que surgem após comemorações é chamado de Síndrome do Coração Pós-feriado, que é caracterizado pela presença de palpitações e desconforto no peito, causados por arritmias cardíacas após a ingestão, em excesso, de bebidas alcoólicas.  

“Um erro comum é a confusão entre os sintomas do infarto e o mal-estar da ressaca, que leva a automedicação, além da falta de uma consulta médica. E isso pode ter um desfecho muito ruim para a saúde do paciente”, alerta, acrescentando que a grande ingestão de álcool pode desencadear a fibrilação atrial. Quando esse sintoma aparece, é sinal de que algo não está bem e com os batimentos cardíacos irregulares. Com isso, as chances de complicações como um derrame (AVC) são maiores. 
Manuela Muniz, cirurgiã cardiovascular / Foto: Divulgação



Ainda de acordo com a Dra. Manuella, devemos estar atentos também ao período  atual de pandemia por um vírus causador da covid-19. É sabido que esse vírus não se limita a afetar apenas os pulmões, tendo diversas repercussões no organismo como ataques ao intestino, aos rins, ao cérebro e ao coração. No músculo cardíaco, o Sars-CoV-2 pode se alojar no coração e devastar as células do órgão.  

Essa infecção gera uma resposta desmedida do sistema imune que leva a um estado de inflamação generalizada, além de prejudicar o funcionamento de várias partes do corpo, entre elas, o próprio sistema cardiovascular. “Aconselhamos, acima de tudo, moderação nos finais de semana e feriados para evitar problemas de saúde em tempo de pandemia. Caso a pessoa sinta qualquer alteração no corpo, deve procurar um médico especialista e evitar a automedicação”, finaliza.  


SERVIÇO:   

Cardiovascular Cirurgiões Associados   

Endereço: Empresarial Rio Mar - Av. República do Líbano, 251 – Pina, Torre III sala 2707.    

Instagram: @cardiovascularcirurgioes  

Fone: (81) 38771505 / 971005151

Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia