Navegação

25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão

 O alimento está entre os 10 pratos mais preparados em casa
Estudo realizado pela Kantar aponta o perfil dos consumidores de macarrão Brasil
A ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) divulga hoje, 22/10, os dados da segunda edição da pesquisa sobre hábitos de consumo de macarrão, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel.
O Brasil é o quarto consumidor mundial de massas, com 1,2 milhão de toneladas, atrás somente da Itália, Estados Unidos e Rússia. Presente em 99,7% dos lares, o alimento está entre os 10 mais preparados em casa, perdendo apenas para o tradicional "PF" (prato feito), formado por arroz, feijão, bife/filé e salada.
Assim como em 2016, a consultoria acompanhou durante o último ano a rotina de 11.300 domicílios que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas pelo Brasil.
As massas secas (tradicional, caseira, sêmola, integral, grano duro e com ovos) se destacaram nas regiões Norte e Nordeste, que juntas apresentaram maior índice de compra do produto, 86% do total consumido. Já as instantâneas foram mais representativas no Centro-Oeste brasileiro, onde equivaleu a com 23% do consumo de macarrão. As frescas ganharam mais evidência no Sul e representaram 8,4% do consumo.
"A pesquisa também nos mostrou que em São Paulo a receita de macarrão à bolonhesa é a mais preparada para as refeições. De todo modo, devido à atual conjuntura econômica, o consumidor saiu menos para restaurantes e se permitiu a experimentar em casa alimentos com maior valor agregado. Neste cenário, as massas frescas e mais elaboradas atraíram novos lares e ganharam mercado", explica Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.
O perfil dos maiores compradores de macarrão é formado por mulheres, de 30 a 39 anos, pertencentes às classes socioeconômicas D/E, residentes na macrorregião Norte e Nordeste, em lares com mais de cinco pessoas.
Sobre o Dia Mundial do Macarrão
O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. O Brasil é o 3º maior produtor e consumidor mundial. Em 2017, o mercado brasileiro de massas alimentícias faturou mais de R$ 8,751 bilhões e foram consumidos 1,208 milhão de toneladas. Nosso consumo per capita é de 5,8 kg por ano.
Sobre a ABIMAPI
Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 99 empresas que detêm 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, formado por 51 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países.

Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia