Navegação

Páscoa: Saiba como Harmonizar Vinhos com o Almoço de Domingo


Os Vinhos da Região da Península de Setúbal estão entre os Favoritos dos Brasileiros

Embora o vinho esteja se tornando uma bebida cada vez mais popular no Brasil, muitas pessoas seguem na dúvida de como harmonizar com as refeições. E como vem aí a Páscoa, uma das datas com maior consumo da bebida, vale aprender para deixar o almoço de domingo ainda mais especial.

Harmonizar vinho não é um bicho de sete cabeças e uma vez que você pegue os fundamentos básicos, vai perceber como a combinação com o prato deixa a experiência gastronômica e o momento em família e amigos ainda mais especial.

Os especialistas apontam que a harmonização pode ser feita de duas formas: por semelhança ou por contraste. A primeira, os sabores do vinho e do prato devem ser equilibrados. Para pratos simples, como molhos delicados, por exemplo, a pedida são vinhos leves. Já para pratos intensos e estruturados, a sugestão são vinhos fermentados, estruturados e mais fortes. Isso porque, se um for mais evidente que o outro, anulará os sabores alheios.

Já na harmonização por contraste o objetivo é a neutralidade e novamente a ideia é que os sabores se unam e depois deixem o paladar juntos, sem sobrepor-se um ao outro. Como um vinho mais doce e um queijo mais salgado, com sabor pronunciado.

Dicas dadas, que tal começar com um espumante para recepcionar os convidados? Servido com umas torradinhas e queijo leve, a combinação é perfeita. Uma opção que também vai muito bem, com os mesmos acompanhamentos, é um vinho rosé.

Para o prato principal, as famílias escolhem principalmente o bacalhau, já tão tradicional no almoço de domingo de Páscoa dos brasileiros. Para esse prato, a escolha dos especialistas são os vinhos brancos frescos.

E se você não abre mão do tinto em algum momento, que tal uma entrada de queijos? Os vinhos harmonizam perfeitamente com queijos. Os mais recomendados são o vinho tinto de corpo médio.

Para finalizar, que tal o tradicional Moscatel de Setúbal, ideal para a sobremesa?

Veja sugestões de vinhos para cada paladar e momento do seu almoço, e boa Páscoa!

Rosé:

Fernão Pó Regional Rosé 2020 - Vinho leve e extremamente refrescante.

Camolas selection reserva rosé - A boca é marcada pela excelente frescura e acidez onde o sabor frutado se destaca. Com alguma doçura, que lhe confere expressividade e apetência. Para ser bebido a sós ou acompanhado por pratos leves de Verão. Fim de boca persistente e estruturado.



Brancos:


Adega Cooperativa de Palmela Reserva Moscatel Galego Roxo 2019

Delicioso e fresco! Produzido com a uva Moscatel Galego na Península de Setúbal. Um vinho de excelência com um perfil elegante e delicado, delicioso para acompanhar pratos de frutos do mar e peixes!

Bacalhôa Catarina Branco 2017

Apresenta uma cor amarelo palha, com laivos esverdeados, aromas complexos revelando caracteres frutados com registos de toranja, maracujá e alperce, caracteres florais como a tília e o mel, na boca tem aspecto elegante e de grande profundidade numa estrutura e corpo forte

Vinho Começo Branco (750ml)

Demonstra elegância, frescor e um fim de boca intenso e persistente. Excelente para acompanhar todos os pratos de peixe, marisco ou saladas. Também pode ser servido como aperitivo devido ao seu carácter aromático.

Tintos:

Palmela Reserva Tinto - Na boca é um vinho denso, cheio, com grande estrutura, taninos presentes mas integrados e macios. Final longo persistente e muito agradável

Vinho Português Quinta do Piloto Coleção da Família Tinto 2014 - Cor granada intensa, aroma complexo, com notas de ameixa preta e frutas do bosque. Elegante no paladar, notas amadeiradas, próprias do longo tempo de envelhecimento.


Sobremesa:

Moscatel de Setúbal 2015 - Acompanha chocolate, queijos, fruta tropical ou frutos secos. Pizzas doces, principalmente de banana com canela.

Mais informações sobre vinhos: Link
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia