Navegação

Turismo de SP deve gerar R$ 304 BILHÕES em Movimentação Econômica em 2024



Com Expansão Sólida e Sustentável, setor deve gerar 46 mil novos empregos ao longo do ano e atrair 49,1 Milhões de Visitantes

O Turismo no Estado de São Paulo continua em Alta este ano, de acordo com projeção divulgada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP). O estado deve ultrapassar os 49 Milhões de Turistas até Dezembro, número recorde da série histórica, gerando 46 mil novos postos de trabalho formais diretos e movimento de R$ 304 Bilhões na Economia do Estado.

“É uma expansão sólida e sustentável em todos os sentidos. O turismo paulista se tornou uma das principais apostas da economia de SP, seja pela abrangência da cadeia, que inclui gastronomia, transporte e comércio; seja pela rapidez e pelo dinamismo com que converte novas oportunidades em empregos e renda para a população”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

O PIB do Turismo Paulista deve crescer 5,1%, ocupando um percentual cada vez mais relevante no PIB do Estado: pelas projeções, o turismo de SP vai representar 9,6% de todas as riquezas produzidas por São Paulo, com impacto na geração de empregos. Serão 46 mil novos postos de trabalho gerados este ano pelo setor, um acumulado que deve chegar a 937,8 mil em 2024. De acordo com o Seade, para cada emprego direto criado no setor, são gerados outros dois indiretos.

O fluxo de turistas também aumenta de forma representativa este ano em destinos do litoral, interior e capital, ultrapassando os 46,8 Milhões de brasileiros em SP e a 2,3 milhões de estrangeiros no estado este ano. A Alta do Turismo é estimulada, em grande parte, pelo avanço da conectividade aérea, a partir de ações como o acordo da Setur-SP com as empresas aéreas que atuam em SP, reduzindo os impostos que incidem sobre os combustíveis em troca do aumento do número de voos.


Em janeiro, o Governo de SP anunciou a criação do distrito turístico do Centro, o primeiro urbano do Brasil, parte de um conjunto de iniciativas de fomento à requalificação da área central da cidade. A ação promove a criação de um território seguro e sustentável a partir de corredores turísticos, fachadas ativas, novas habitações e postos de trabalho, com o incentivo à instalação de novos negócios, benefícios econômicos, fiscais e de crédito. O Turismo de SP marcou presença na World Travel Market London 2023 - WTM, que aconteceu de 06 a 08 de novembro, no ExCel, em Londres, Inglaterra.

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) esteve presente participando no Destino Brasil – Estande da Embratur apresentando ofertas de destino de natureza, como o Vale do Ribeira, Circuito das Águas, Mantiqueira e Serra do Itaqueri; além de destinos de gastronomia, cultura, história e mais. Além disso, como o Reino Unido é o sexto maior emissor de turistas para São Paulo, sendo um importante mercado para o fomento do turismo, o objetivo foi fortalecer o Turismo de Negócios e divulgar destinos de natureza, observação de vida Silvestre, afroturismo, eventos, entre outros.

A Setur-SP também realizou uma outra ação apoiando a nova rota de voo da Virgin que fará Londres x São Paulo. A previsão de início é para maio de 2024, onde a companhia aérea irá operar diariamente do Aeroporto de Londres-Heathrow para o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo com o Boeing 787-9 Dreamliner.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia