Navegação

Selo Sebrae de Qualidade Empresarial Eleva Padrões de Excelência no Ceará


Reconhecendo e Incentivando a Excelência Empresarial Cearense

Há quase trinta anos, o Programa Selo Sebrae de Qualidade Empresarial tem desempenhado um papel vital na promoção dos padrões de excelência das empresas no estado do Ceará. Desde sua criação em 1996, o programa tem sido uma força motriz, beneficiando mais de 3.000 empresas na região. Este marco duradouro é creditado ao comprometimento notável dos empreendedores cearenses.

Na manhã desta terça-feira (21/11) em solenidade no La Maison Buffet, o Sebrae reconheceu com o Selo de Qualidade Empresarial, as empresas que têm se dedicado à implementação e ao aprimoramento dos serviços ofertados e, desta forma, impulsionando a competitividade, a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. Nesta 27ª edição, foram contempladas: 16 agências de viagens, 141 empresas de alimentação fora do lar, 17 organizadoras de eventos, 60 hotéis e pousadas, 6 oficinas automotivas e 55 empresas do segmento de saúde e bem-estar.

Joaquim Cartaxo e Autoridades

Na ocasião, o Superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo destacou que o selo não é uma gratuidade, é um edital onde os empresários decidem participar. “Este ano 418 empresas se inscreveram e 295 conseguiram as pontuações para o selo. Este evento é um evento de celebração dos pequenos negócios do Estado do Ceará. Hoje o selo está em todos os territórios e isso eleva a autoestima da nossa equipe técnica que muito tem contribuído para este cenário”.

Para Alci Porto, Diretor Técnico do Sebrae, o selo é um marco para as empresas e é uma mudança na vida das pessoas.
“Nós dizemos que o selo não colabora apenas com o ambiente da empresa; ele colabora para que as pessoas se sintam melhor no trabalho e se relacionem melhor com os seus clientes. Os pequenos empresários precisam muito de instrumentos de qualidade para o desenvolvimento do seu negócio e o Sebrae tem contribuído para que as empresas se tornem cada vez mais competitivas.” afirmou.

O Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, pontuou que o Sebrae é uma das entidades do Brasil mais importantes para o desenvolvimento do Pequeno Empreendedor e do Turismo.
“O selo de qualidade representa o que nós na secretaria acreditamos. Não adianta ficar só fazendo marketing para trazer o turista para cá, para dentro de Fortaleza, se nós não tivermos uma cidade, um ambiente positivo para esse turista. O selo do SEBRAE possibilita exatamente isso. Através dos selos os empresários conseguem fazer a diferença de qualquer cidade, tornando ela cada vez mais acolhedora para o turista.”
Em sua fala, a Secretária de Turismo do Ceará, Irwana Albuquerque, destacou a importância do selo na construção de uma gestão integrada de toda cadeia produtiva do turismo. “Nós precisamos da comunidade, nós precisamos dos empresários, para que todos nós, juntos, possamos colocar o Ceará como destaque no turismo não só nacional, mas também internacional. Que nós possamos ter cada vez mais trabalho e renda e que todos os cearenses possam viver bem e conviver bem com a atividade do Turismo” destacou.

Destaques em 2022 e Tendências para 2023


No ano de 2022, aproximadamente 350 empresas de todas as regiões do Ceará participaram do programa, com 188 conquistando certificações nas categorias Prata, Ouro e Diamante. Em 2023, o número de inscrições aumentou para 418, com 295 empresas alcançando a pontuação necessária para receber o reconhecimento. Entre elas, 131 receberam o Selo Diamante, 105 o Selo Ouro e 59 o Selo Prata.

A distribuição regional dessas empresas certificadas em 2023 é representativa e diversificada, evidenciando a participação e o comprometimento empresarial em diferentes partes do estado: Cariri (13), Centro Sul (9), Chapada da Ibiapaba (28), Jaguaribe (12), Litoral Leste (15), Maciço Baturité (16), Metropolitano (102), Norte (47), Oeste (40), Sertão Central (8) e Sertões de Crateús (5).

Processo de Certificação e Adaptação Pós-Pandemia

Todas as empresas inscritas no programa passam por uma análise minuciosa de seus sistemas de gestão realizada por consultores contratados pelo Sebrae/CE. Os resultados são submetidos ao comitê gestor do programa, composto por representantes de 16 instituições empresariais e do poder público. Com base nessas avaliações, o comitê gestor classifica as empresas com os certificados Selo Prata (de 60 a 74 pontos), Ouro (75 a 89 pontos) ou Diamante (90 a 100 pontos).

Em um cenário pós-pandemia, as empresas destacadas são aquelas que conseguem adaptar seus processos às novas demandas e ao perfil do consumidor. O Programa Selo Sebrae de Qualidade Empresarial continua a ser um guia essencial para as empresas cearenses em busca da excelência e competitividade, incentivando a evolução constante no atual cenário empresarial.


Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia