Navegação

Modernidade e História de Balneário Camboriú sobem a Passarela

A Passarela da Barra entre os Arranha-Céus da Barra Sul 

Balneário Camboriú (BC) se renova o Tempo Todo e não faltam Novidades para os Visitantes Frequentes

A maioria das atrações se concentra na Barra Sul: Molhe da Barra, Parque Unipraias (bondinhos), Aquarius, terminal do Barco Piratas, Marina Tedesco, os maiores prédios do Brasil e a Passarela da Barra.

Como atração natural tem o Rio Camboriú, que mostra contornos e brinca com paisagens verdejantes numa harmonia de mar, montanhas e mangues.

O Rio Camboriú torna a paisagem bonita e original

A Passarela da Barra foi inaugurada em setembro de 2016, faz a ligação entre a modernidade e a história, tem 190 metros de comprimento, 114 metros de vão livre e 57 metros de altura. Sua função é fazer a travessia do Rio Camboriú, ligando a Barra Sul ao bairro da Lagoa. A passarela recebeu o nome de Manoel Firmino Rocha, em homenagem ao primeiro balseiro do Rio Camboriú, na década de 1950. Firmino fazia a travessia do rio em uma balsa a remo.

Prédios gigantes na Barra Sul

A passarela, com um design diferenciado, foi construída para facilitar a vida dos moradores do bairro Lagoa e oferecer mais uma atração turística em BC. Sua altura possibilita a passagem de barcos de grande porte. A Passarela da Barra é gratuita e fica aberta 24h, com acesso por escadas e elevadores, podendo ser usada por pedestres, ciclistas e skatistas. O projeto não está concluído. Nas extremidades da passarela deverão se instalar dois restaurantes, além de quiosques no vão central.

CAPELA SANTO AMARO

A Capela Santo Amaro fica num ponto elevado

Quem atravessa a passarela descobre uma relíquia histórica do outro lado: a Capela Santo Amaro, antiga Matriz do Bom Sucesso. BC foi emancipada em 1964, mas a história do lugar é muito mais antiga. A Capela Santo Amaro, desprovida de ostentação, foi construída com massa de óleo de baleia, conchas e areia, com mão de obra escrava. Sua fachada principal apresenta a porta de entrada e, na mesma direção, ao alto, uma abertura conhecida como “óculo” (por ser parecida com um olho). A pequena torre sineira, separada da edificação, foi construída ao lado do corpo principal.

Altar da Capela Santo Amaro

No interior da capela, a nave abriga a capela-mor e o coro; há pinturas murais, além de bancos simples de madeira e, no centro do altar, as imagens barrocas dos padroeiros: Nossa Senhora do Bom Sucesso e Santo Amaro, vindas de Portugal, doadas pela Família Real Portuguesa, no século XIX.

A Igreja fica no bairro da Barra, berço da cidade de Camboriú e de Balneário Camboriú. Está localizada em frente à Praça do Pescador, onde se encontra a Casa Linhares, Ponto de Memória da cidade. Para chegar à igreja é preciso subir uma escadaria ou então uma rampa, de carro. Lá de cima, o visual é muito bonito.

VISITAÇÃO

Capela Santo Amaro
Segunda a Sexta, das 13h às 18h, com celebrações nas quartas às 19h30 e nos domingos às 9h30.

por Edgony Bezerra
www.edgonyonline.com.br



Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia