Navegação

''Quaresma'': Monólogo homenageia 100 anos de morte do escritor Lima Barreto

Foto: Rogério Alves



Em homenagem aos cem anos de morte de Lima Barreto, o coletivo OPTE (Operários de Teatro) leva ao palco do teatro Apolo, nesta quinta-feira (31), às 20h, Quaresma, monólogo inspirado no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma do escritor carioca.  A história de um dos personagens mais quixotescos, mais visionários da literatura brasileira é interpretada pelo ator Pernambucano Alexsandro Souto Maior que também assina a adaptação.

A dramaturgia de Quaresma traz à tona as inquietações de um subsecretário, funcionário público, um leitor contumaz, entusiasta da identidade nacional e que propõe a língua tupi-guarani como língua oficial do Brasil. Entre suas aspirações, está a de tornar a economia forte a partir da agricultura e a de defender os valores da pátria. Seus desejos se deparam com forças antagônicas e hegemônicas que acabam gerando conflitos cheios de reflexão, drama e comicidade. Outro tema que percorre o espetáculo, mas também a vida do autor de Triste Fim de Policarpo Quaresma é o da saúde mental. Para isso, crônicas e outros romances de Lima Barreto foram consultados para a criação da escrita que acaba narrando um dos dramas pessoais do romancista. Dentre as obras dele, destaca-se o Diário do Hospício que foi leitura recorrente nos ensaios. A montagem da peça não só presta homenagem a Lima Barreto como contribui para revelar quão semelhante são os dramas do Brasil do fim do século XIX com o Brasil atual.  O texto Quaresma também dialoga com alguns autores contemporâneos que Alexsandro percebeu correspondência direta como Aílton Krenak, Márcia Tiburi e Darcy Ribeiro para citar alguns.

A direção de Quiercles Santana (Cara do Pai, 2022) permite um espaço desnudo, um metateatro em consonância com a dramaturgia e a cenografia. A encenação passeia por referências ricas e diversas como a pintura O quarto de Arles, de Van Gogh, cantigas populares e o manifesto Pau-Brasil, por exemplo.

Luciana Raposo cria uma luz com ambiências semelhantes ao universo de Van Gogh, como também do Brasil sonhado, idealizado por Quaresma, além do clima íntimo da vida solitária do protagonista.

A trilha sonora, de Kleber Santana, nos leva à questão da brasilidade tão defendida pelo major Policarpo Quaresma com canções eruditas, populares e uma musicalidade pulsante nas palavras e no corpo do ator que retorna ao palco depois de uma lacuna de dez anos.

Em um pouco mais de uma hora, em cenas que perpassam linguagens da dança, da música, a plateia é convidada a pensar a esperança diante do caos e, oportunamente, refletir sobre o Brasil que queremos, parafraseando Darcy Ribeiro.

O ingresso promocional de "Quaresma" está por R$ 40 (inteira) e por R$ 20 (meia-entrada). Os ingressos também poderão ser adquiridos, antecipadamente, pelo site da Sympla.


Serviço

MONÓLOGO QUARESMA

(Inspirado no romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.)

DIA – 31 de Agosto (Quinta)

HORÁRIO – 20h

LOCAL – Teatro Apolo

INGRESSOS –INTEIRA 40,00 | MEIA 20,00

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia