Navegação

Dia Nacional da Educação Infantil: desafios e perspectiva

Primeiro passo para o processo de aprendizagem, a Educação Infantil é considerada fundamental para o desenvolvimento das crianças / Foto: Divulgação



A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e na última sexta-feira, dia 25 de agosto, foi comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil. Considerada o primeiro passo para o processo de aprendizagem, a área, que atende crianças de zero a cinco anos, é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, fornecendo uma base sólida para o aprendizado futuro. 

“Na educação infantil desenvolvemos habilidades essenciais como interação com os pares, resolução de problemas e criatividade, contribuindo para um crescimento saudável e preparando-as para os desafios da vida escolar” destaca a coordenadora pedagógica do Colégio Saber Viver, Ana Luíza Lobo

Todos os anos o Colégio Saber Viver apresenta a Mostra do Saber. É um momento em que os estudantes apresentaram todos os conhecimentos adquiridos sobre o tema. O projeto deste ano tem como temática “O futuro a gente cria". “Além do projeto didático pedagógico anual sempre desenvolvemos projetos que envolvem o inglês, as emoções, entre outros”, ressalta a coordenadora. 

Ana Luíza Lobo, Coordenadora Pedagógica / Foto: Divulgação



Ela ainda explica que a didática nas aulas da educação infantil é centrada no desenvolvimento das crianças e nas suas necessidades. São utilizados jogos e brincadeiras para permitir que explorem, experimentem e descubram conceitos de maneira divertida. As atividades são planejadas para serem envolventes e cativantes, estimulando a criatividade e a curiosidade. As crianças são incentivadas  a explorar, fazer perguntas e participar ativamente das atividades promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. 

Eduardo de 2 aninhos é aluno da Educação Infantil. Ele ingressou este ano na escola e os pais já notaram mudanças no comportamento do filho. 

“As mudanças no desenvolvimento dele são visíveis e todo mundo comenta. Primeiro que o vocabulário dele aumentou demais falando frases completas, noto ele mais independente emocionalmente de mim conseguindo lidar bem com os conflitos, percebo ele mais confiante em si diante dos desafios e obstáculos, mais seguro”, relata a mãe Amanda Pessoa de Melo. 

A mãe acrescenta que o filho está mais sociável e a motricidade também melhorou muito. “Ele despertou mais interesse por livros e histórias, se mantendo mais concentrando nessas atividades. Até na alimentação está mais independente, comendo sozinho. Ele ama a escola e fala sempre dos profissionais e amiguinhos”. 


Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia