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São Gonçalo-RN vai virar ‘Aeroporto-Cidade’

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado

Jaime Calado enfatiza que Nova Concessionária - Zurich Airport, tem Expertise no Desenvolvimento de Aeroportos pelo Mundo Afora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado, afirmou nesta sexta-feira (19) que a Zurich Airport, nova operadora do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, vai transformar o terminal em um “Aeroporto-Cidade”. Em entrevista ao PORTAL DA 98 FM, o Secretário registrou que a nova concessionária tem expertise nesse tipo de investimento e que será uma “grande aliada” do Estado na atração de novas empresas.


A Zurich Airport venceu leilão de relicitação do aeroporto nesta sexta-feira e deverá assumir a gestão do terminal até setembro. A próxima Alta Temporada já terá o Aeroporto sob nova direção.

“Nos aeroportos-cidades, tem tudo que tem a cidade. Não é como os aeroportos convencionais, que são apenas lugares de embarque e desembarque. Os locais que não têm estão transformando os aeroportos em aeroporto-cidade. Dois terços da receita que rendem ao aeroporto não são mais de embarque e desembarque, e sim do que ocorre dentro do aeroporto. São Gonçalo é o primeiro aeroporto que foi projetado para ser aeroporto-cidade. Tem Plano Diretor, tem lugar para indústria, para comércio e para serviços”, afirmou o secretário.

Jaime Calado destaca que a concessionária anterior, a Inframérica, não levou adiante o projeto de transformar São Gonçalo em um “aeroporto-cidade” devido à frustração de receitas com a operação do terminal e também porque a concessionária decidiu priorizar a gestão do Aeroporto de Brasília. Jaime Calado culpa, também, as amarras na legislação.

“Não houve um empenho para ele (o aeroporto) se transformar num aeroporto-cidade. Além disso, como foi o primeiro aeroporto a ser privatizado, o nível de exigência foi acima do que o negócio podia dar. Houve uma crise grande. O Brasil perdeu, entre 2014 e 2019, 7 milhões de passageiros, quando a projeção era que houvesse crescimento. Pelo contato, não podia modificar o contrato. Essa nova legislação procurou corrigir alguns equívocos”, lembra Jaime.

Devido à impossibilidade de ajustar a operação, a Inframérica decidiu em 2020 devolver o aeroporto. Com as mudanças na legislação, um novo leilão foi realizado. A Zurich Airport arrematou o aeroporto após oferecer um lance de R$ 320 milhões.

O secretário acrescenta que a Zurich Airport terá, no Rio Grande do Norte, as melhores condições de exploração.

“Eles são desenvolvedores de aeroporto, que é tudo que a gente quer. Nós ganhamos um grande aliado para atrair empresas e investimentos para o Rio Grande do Norte. Eles têm o melhor local do Estado. É a maior propriedade de São Gonçalo, com 1,4 mil hectares. Tem a melhor infraestrutura de energia, fibra óptica e segurança”, complementou.

Ex-prefeito de São Gonçalo, o secretário diz, ainda, que o terminal tem diferenciais competitivos que favorecem a exploração.

“Não tem nenhum estado que ofereça melhores condições para se instalar empresas do que aqui. Existem incentivos de lei municipal, estadual e federal. Os benefícios são os melhores possíveis. O aeroporto, também, tem a segunda maior pista do Brasil e ela é feita para receber o Airbus A 380, o maior do mundo”, finaliza o secretário.

O LEILÃO

A Zurich Airport International foi definida como a nova operadora do aeroporto de São Gonçalo do Amarante após oferecer o maior lance em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

A empresa já administra três aeroportos no Brasil: Florianópolis (SC), Macaé (RJ) e Vitória (ES). Tem, também, parceria com a CCR na gestão do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).

O leilão teve um ágio de 41%, já que o lance inicial partiu em R$ 226,9 Milhões, por um contrato de 30 anos.

Para devolver o aeroporto potiguar, a Inframérica alegou que a movimentação de passageiros ficou aquém do projetado, e que a rigidez do contrato não permitia a revisão das regras. Um contrato mais flexível vai garantir uma melhor operação para a nova concessionária.

O aeroporto de Natal encerrou 2022 com um fluxo de 2,2 Milhões de passageiros e 18.179 pousos e decolagens. O movimento representa um aumento de 24,6% da movimentação de pessoas, se comparado a 2021.

Foto: Sedec
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MARIO PINHO

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