Navegação

CAIXA Cultural São Paulo incentiva a arte e preserva objetos históricos há 33 anos

Museu da CAIXA mantém a atmosfera de trabalho dos anos 1930, com fotos, móveis, equipamentos e ambientes especialmente preservados. Foto: Divulgação


Na série especial "Cultura para todos", toda segunda-feira é dia de saber um pouco mais sobre a história das sete unidades da CAIXA Cultural, com foco na disseminação da cultura. Hoje é dia de mostrar como tudo começou em São Paulo, cidade conhecida por ser uma verdadeira potência econômica e cultural.

A CAIXA Cultural São Paulo está localizada na Praça da Sé, centro geográfico da capital. No espaço, o público tem a oportunidade de conhecer o Museu da CAIXA, instalado no 6° andar do prédio, além de três galerias de arte, sala de leitura, oficinas, auditório e o Grande Salão, onde ocorrem os espetáculos de teatro, dança e música.

Quem passa pela unidade não pode deixar de apreciar o Vitral do italiano Henrique Zucca, com imagens que representam riqueza, progresso, trabalho e etnias que formaram o povo paulista. O artista era bastante conceituado nos anos de 1930.

Com imponente fachada, o Edifício Sé abriga a unidade. Erguido na década de 1930, para ser a sede da Caixa Econômica Federal de SP, o local foi inaugurado em agosto de 1939, contando com a presença do ex-presidente da República, Getúlio Vargas.

No estilo Art Déco - abreviação do termo francês arts décoratifs, que significa "artes decorativas", o prédio mistura acabamentos artesanais com a modernidade da época, com detalhes em latão, bronze, aço escovado e mármore. Possui influência do movimento artístico que surgiu na Europa nos anos 20.


Imponente fachada do Edifício Sé em São Paulo. Foto: Divulgação.


O prédio histórico é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP). No imóvel, funcionam também a Agência Sé e algumas áreas administrativas da CAIXA.

A história da CAIXA Cultural São Paulo está diretamente ligada ao início do processo de levantamento do acervo histórico e documental do banco, na década de 80. O Conjunto Cultural CAIXA de Brasília convocou empregados para cursos de formação na área. "Nesse período, diferentes peças foram colecionadas, a maioria delas no próprio Edifício Sé. Esse acervo, constituído de mesas, cadeiras, máquinas de escrever, placas sinalizadoras, entre outras peças, possibilitariam a criação de um museu em São Paulo", como explica o livro "CAIXA Cultural – 35 anos promovendo arte, cultura e inclusão social".

Em agosto de 1989, no centenário do prédio, ocorreu a inauguração do Museu da CAIXA. Alguns ambientes foram criados para contar parte da história do banco e de produtos como poupança, loterias e penhor. No lançamento, foi realizada a extração da Loteria Federal Número 2559-3, na Praça da Sé, com o Caminhão da Sorte.

Por meio de fotos, móveis, equipamentos e ambientes especialmente preservados, o Museu mantém a atmosfera de trabalho nos anos 1930. Entre os destaques do espaço estão a Sala da Presidência, na sua forma octogonal e mobiliário original; a Agência de Época, mobiliada e decorada com objetos das décadas de 20, 30 e 40, do século passado; e a Sala da Poupança, que expõe a primeira caderneta de poupança aberta, além de outros itens históricos.

Com a instalação do Museu, outras atividades foram desenvolvidas no espaço, impactando a necessidade de ampliação do local. Em 2004, a CAIXA Cultural ganhou novas instalações: três galerias e o Grande Salão passou a ser um espaço multiuso. Em 2011, a quarta galeria foi inaugurada.

A CAIXA Cultural São Paulo tem como marco a mostra "Múltiplo Leminski", com visitação de cerca de 800 pessoas por dia.

Os espaços culturais da Caixa contam com programação de qualidade, gratuita ou com preços acessíveis. Para saber informações sobre a programação, acesse o site da CAIXA Cultural.

A próxima unidade que será apresentada na série "Cultura para Todos" é Rio de Janeiro. Não perca!



Serviço:

CAIXA Cultural São Paulo
Endere​ço​: Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo - SP
Horários: Visitação: Terça a Sábado, das 10h às 18h, Domingo 9h às 17h.​
Bilheteria: Terça a Sábado, das 10h às 18h, Domingo 9h às 17h​.


 

Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia