Navegação

Secretária do Turismo palestra na abertura da Semana do Profissional de Eventos

Secretária do Turismo palestra na abertura da Semana do Profissional de Eventos



Com foco nas potencialidades do setor de eventos, a abertura da 2ª edição da Semana do Profissional de Eventos aconteceu nesta terça-feira (25) no Senac Aldeota, com a realização do Seminário “Novas Oportunidades de Negócios no Setor de Eventos”. Promovido pelo Sindieventos Ceará, juntamente com Abeoc Ce e Visite Ceará, o encontro contou com a presença da Secretária de Turismo do estado, Yrwana Albuquerque.

Em sua fala, a gestora destacou que o turismo está diretamente interligado ao setor de eventos. Ela pontuou a forma como todos os tipos de eventos são capazes de atrair inúmeros visitantes, servindo como catalisadores tanto da economia como da renovação urbana, aumentando capacidade de infraestrutura, imagem do destino, entre outros pontos.

Além disso, destacou dados que revelam a capacidade de resposta rápida do segmento.
“O turismo de eventos sofreu com a pandemia, mas ainda assim se destaca pela sua potencialidade. Tem 6,4% de participação no PIB, dados de 2022, movimenta na faixa de R$550 bilhões e fomenta 571 atividades econômicas. Esse setor gera economia dentro da comunidade onde acontece o evento e envolve diferentes tipos de empregabilidade com uma média de 18 milhões de empregos formais e informais”, apontou.
A Secretária elencou ainda que o turismo traz consequências não só para a atividade de forma direcionada, mas sim, transversal. “Na ausência de um equipamento hoteleiro, na ausência de uma companhia de viagem, as consequências são enormes e a gente precisa ter esse cuidado”. Atualmente, o setor de turismo de eventos está com saldo 6% positivo na geração de empregos, superior aos outros setores.

Sobre os planos para 2023, Yrwana Albuquerque disse que é ter resultados iguais ou superiores a 2019, através de políticas de divulgação, de promoção, parcerias e entendendo que o Ceará já é conhecido pelas belezas do litoral, mas ainda temos muito mais a oferecer, como a riqueza do turismo no interior do Estado.
“No Sertão Central temos hotéis na categoria 6 estrelas e precisamos conhecer. Iremos receber em breve uma grande rede hoteleira no Ceará que ainda não existe na América do Sul, estamos dando o pontapé inicial. O turismo é uma indústria, merece ser respeitado e o mundo diz que o Ceará tem capacidade e potencial para ser destaque”, finaliza.
O evento contou ainda com a participação do Secretário Executivo de Cultura do estado, Rafael Felismino; do superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo; da presidente do Sindieventos CE, Stella Pavan; da presidente da ABEOC CE, Enid Câmara; e da diretora regional do Senac, Débora Sombra.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia