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Responsabilidade Socioambiental


Responsabilidade SocioAmbiental – Pesquisa aponta que 87% dos Brasileiros preferem Empresas Sustentáveis

No acirrado mundo globalizado ESG (Environment, Social and Governance), o crescimento dos negócios está pautado na Gestão dos Riscos Financeiros, nas Ações Sustentáveis (Economia, Sociedade e Preservação) e na Entrega de Produtos e Serviços que geram valor à marca, ao posicionamento das Empresas junto aos Stakeholders (Indivíduos e Organizações impactados pelas Ações de um Negócio), pelas exigências do compliance Socioambiental, das Demandas da Sociedade, do Consumidor Final e Compensações do Conceito Poluidor Pagador para aumento da malha de Proteção do Ecossistema, da Sociedade e do Planeta!

Segundo SR. Miguel Mendonça, Gerente aposentado da CETESB em São Paulo,
"O planeta atravessa por grandes transformações sociais e ambientais. A importância de adotar mudanças nessas áreas se mostra cada vez mais urgente na sociedade. Com as empresas, indústrias e negócios com potencial poluidor o cenário não é diferente e necessário medidas urgentes de prevenção e proteção ao ecossistema."
Em estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union +Webster pesquisa apontou que 87% dos brasileiros preferem adquirir produtos de empresas com práticas Socioambientais, qualidade, recicláveis, sem agrotóxicos e que comprovem práticas de preservação, materiais e insumos sustentáveis.

Medidas como redução e reciclagem de resíduos, diminuição do uso de pa
pel e redução no consumo de energia contribuem com uma empresa mais responsável e consciente após práticas de economia circular e dentro dos padrões legais e certificações.

Em 2019 a 2021, a pesquisa apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Além disso, as empresas que adotam práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar cada vez mais o espaço de trabalho. Assim como os clientes, que veem essas marcas com mais credibilidade.

Em negócios que implantam os 4Rs, projetos e práticas de economia e redução de custos operacionais , minimizar o impacto ambiental é uma busca constante. E existem várias maneiras de diminuir esses efeitos no meio ambiente. Dentre eles estão a reciclagem de lixo e resíduos, a diminuição do uso de papel, a não utilização de copos e outros objetos descartáveis e a reutilização da água, além da diminuição do consumo de energia elétrica.

Clientes deixam de comprar de empresas que agridem o meio ambiente

Outra informação que revela que as empresas sustentáveis são preferência do cliente é a pesquisa feita pela empresa Opinion Box.

Segundo a pesquisa, 65% dos consumidores brasileiros deixariam de consumir de uma empresa que poluiu o ambiente.

Outro dado é que mais da metade dos entrevistados prefere comprar de marcas famosas que preservam o meio ambiente.

Não há mais espaço para empresas apenas com discursos poluidores-pagadores, sem efetivas práticas conhecidas como 5Rs; Responsabilidade Socioambiental, Redução, Reuso, Reciclagem e Recuperação, seguindo criteriosos Padrões Regulatórios, Licenciamentos e Certificações Nacionais e Internacionais.
Compart.

Marcos Paulo

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