Navegação

Qual é a importância de um sorriso?


Se alguém perguntar sobre o aspecto mais notável do trabalho de Charles Darwin, qualquer pessoa responderá à teoria da evolução. No entanto, esta não foi a sua única contribuição. Este inglês profusamente barbudo, tão popular no século XIX, também escreveu a teoria da resposta facial. E diz que o ato de sorrir nos faz sentir melhor, virando assim a sua cabeça para o pensamento de que sorrir é o resultado de se sentir bem”.

Darwin recorre à investigação de Guillaume Duchenne, um neurologista francês que utilizou choques eléctricos nos músculos faciais para induzir e estimular sorrisos.
Como Darwin previu, o sorriso tem muitos outros benefícios. O sorriso nos desestressa melhora a nossa auto-estima, previne a depressão, reduz o nosso stress ou fortalece o nosso sistema imunitário.
Sorrindo em Números

Com tantos benefícios, seria bom perguntarmo-nos o quanto sorrimos todos os dias. O empresário Ron Gutman revê na sua conferência TED vários estudos sobre o sorriso. Gutman afirma que um terço de nós sorri mais de 20 vezes por dia enquanto menos de 14% sorri menos de 5 vezes. Na liderança deste ranking de sorrisos estão as crianças, que sorriem 400 vezes por dia.

A maneira mais rápida de nos aproximarmos uns dos outros

Diferentes estudos têm salientado que uma pessoa sorridente gera mais confiança na outra pessoa. O psicólogo e perito em inteligência emocional Daniel Goleman salientou que “o riso pode ser a distância mais curta entre dois cérebros, provocando um contágio irreprimível que estabelece um laço social imediato”.

Esta declaração tem uma base verificável, pois a Universidade de Harvard demonstrou que se uma pessoa estiver feliz, há uma probabilidade 25% maior de que as pessoas à sua volta retomem o seu estado de espírito.

Efeitos em Nossa Saúde

O nosso bem-estar emocional tem uma relação íntima com a nossa saúde física. É por isso que os sorrisos são um grande aliado se quisermos sentir-nos bem a todos os níveis. Vamos rever alguns dos benefícios do sorriso:

O sorriso relaxa os nossos músculos e alivia a dor. Isto é causado pelas endorfinas que libertamos, que atuam como analgésicos naturais no nosso corpo.
O aumento das endorfinas reduz o cortisol, que é popularmente conhecido como a hormona do stress.

Regula o ritmo cardíaco e melhora a nossa oxigenação à medida que eliminamos o ar viciado e trazemos novo oxigênio para o corpo.

Fortalece o sistema imunitário: por vezes este sistema é limitado na sua capacidade de reagir pela grande quantidade de hormonas causadas pelo stress e sentimentos negativos.



Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia