Navegação

Agosto Azul e Vermelho: um alerta para o cuidado com a saúde vascular

Foto: Reprodução/Google



O mês de agosto chega com a campanha Azul e Vermelho, idealizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A ação tem o objetivo de engajar a população na realização de consultas com especialistas vasculares e exames de rotina, além de incentivar hábitos saudáveis no dia a dia.

As cores azul e vermelha foram escolhidas para fazerem alusão ao nosso sistema circulatório, quando as veias e artérias são identificadas pelas duas tonalidades. Neste mesmo mês, no dia 15, é celebrado o Dia do Cirurgião Vascular, o que motivou a escolha de agosto para ser realizada a campanha.

A angiologista e cirurgiã vascular Irlanda Cavalcanti explica melhor sobre a importância do Agosto Azul e Vermelho. "A prevenção é a grande bandeira desta iniciativa da SBACV. As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo, com 17 milhões de óbitos anuais. As varizes, aneurismas, insuficiência venosa crônica e doenças das carótidas – que causam acidente vascular cerebral, entre outras, podem ser evitadas com ações simples e idas regulares aos especialistas". 

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apontou que o número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil cresceu até 132% durante a pandemia. 

"Com a chegada da pandemia do novo coronavírus os números cresceram bastante. Muitas pessoas deixaram de procurar o sistema de saúde ou não conseguiram ser atendidas. Somente o AVC foi responsável por mais de 230 mil óbitos no país no ano passado".
Dra Irlanda Cavalcanti / Foto: divulgação


A médica alerta que a mudança de hábitos em busca de uma vida mais saudável também contribui para que se evitem as doenças vasculares. "É importante estar sempre buscando um estilo de vida mais saudável, ingerindo muita água, se alimentando bem, evitando o cigarro e o consumo excessivo de álcool, além de praticar regularmente exercícios físicos. O seu corpo e o sistema circulatório irão agradecer pelo cuidado", explicou. 

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia