Navegação

Melhores Hotéis Sustentáveis no Brasil

É possível receber com Charme e Luxo sem causar Impactos Ambientais? Sim!
 Selecionamos 6 Hotéis e Resorts espalhados no País que são prova disso.



Banana Bamboo Ecolodge
Ubatuba // São Paulo

Para o casal Alexandre Haberkorn e Luciana de Sá Nogueira, a sustentabilidade exige ação. Por isso decidiram investir em um hotel que inspirasse esse valor.
“Compramos uma pousada e Ubatuba e readequamos tudo nos moldes sustentáveis, desde a implantação de energia solar e sistema de água, até a construção com elementos mais naturais”, conta Alexandre.
Localizado no pé da Serra do Mar, o Banana Bamboo Ecolodge foi construído com estruturas de bambu, planta que cresce mais rápido do que as outras espécies e auxilia na captura de gás carbônico da atmosfera. As dez suítes são interligadas por passarelas e deques suspensos, evitando enchentes, umidade e o contato
dos hóspedes com insetos peçonhentos.

Áreas comuns, como restaurante, possuem telhados recobertos por plantas que retêm a água da chuva e diminuem a temperatura dos ambientes.




Mirante do Gavião
Novo Airão // Amazonas

Em 2011, depois de alguns anos promovendo expedições fluviais na Amazônia com a empresa Katerre, os sócios Kleber Bechara e Ruy Tone perceberam que era hora de expandir o negócio. Apesar do entusiasmo com os cenários naturais que encontravam pela frente, os clientes sentiam falta de mais de luxo nas jornadas rio adentro.
“Os barcos já ofereciam certo conforto; as cabines eram climatizadas; havia camas e servíamos uma comida caseira. Mas alguns clientes queriam algo mais especial”, diz Ruy.
Os sócios se juntaram a Tito, barqueiro que os conduzia nas viagens, e Noé, seu irmão, para dar início à construção de um hotel na orla do Rio Negro, no município de Novo Airão, a 200 km de Manaus.

O Mirante do Gavião foi erguido com madeira de reflorestamento e chama a atenção pelo projeto arquitetônico: a recepção e os 7 bangalôs lembram barcos invertidos.

Para conseguir o encaixe perfeito das estacas de madeira, os engenheiros precisaram recorrer às técnicas ensinadas pelos ribeirinhos na construção de suas embarcações. Chuveiros elétricos ou a gás ali, nem pensar: a água é aquecida por meio de placas solares. Os resíduos sanitários passam por tratamento em uma estação subterrânea, que filtra os poluentes. Parte do lixo não orgânico, é doado para a Cooperativa de Catadores de Novo Airão.



VerdeGreen
João Pessoa // Paraíba

Foi na infância, durante viagens com o avô no sertão nordestino, que o empresário Demétrio Jereissati percebeu como a ação humana pode impactar negativamente o meio ambiente. O tempo passou, Demétrio formou-se em engenharia, mas a vontade de ter um negócio ligado ao conceito de sustentabilidade continuou.

Em 2008, seu sonho saiu do papel com o Verdegreen Hotel, na Praia de Manaíra, em João Pessoa.
“É possível oferecer uma hospedagem com conforto sem abrir mão de boas práticas ambientais”, diz Samir Jereissati, diretor do hotel.
Toda água usada nas áreas comuns e nos 140 apartamentos é totalmente reaproveitada e boa parte da energia consumida é solar. Os hóspedes podem enviar sugestões de práticas a serem adotadas com o programa Atitude Verde Interativa.

Caso a ideia seja incorporada pelo hotel, quem sugeriu ganha duas diárias em apartamento duplo. Para ajudar na mobilidade urbana e o uso de transportes menos poluentes, bicicletas ficam à disposição dos visitantes.



Six Senses Botanique
Mantiqueira // São Paulo

Em 2012, o casal Ricardo e Fernanda Semler inaugurou na Mantiqueira, perto de Campos do Jordão, o Botanique Hotel & Spa, com o objetivo de oferecer sofisticação e conforto com mínimo impacto ambiental.

A ideia era valorizar a qualidade das matérias-primas, a identidade local e uma remuneração justa. Os funcionários são moradores da região e a cozinha é abastecida com ingredientes de pequenos produtores. No início do ano, a marca Six Senses assumiu o controle do hotel, que vai ganhar uma expansão – as atuais sete suítes e 13 vilas ganharão outras 14 vilas, que serão construídas no estilo ecofriendly, para preservar a flora e a fauna locais.

A piscina principal também será totalmente repaginada e o spa ganhará novas salas de tratamento, áreas de relaxamento e bem-estar, um fitness center, além de tratamentos com botânicos brasileiros.
“Sustentabilidade não é algo que fazemos; é o que somos. Não há melhor designer do que a natureza e nós temos o dever de respeitá-la”, afirma Dominic Scoles, gerente-geral do hotel.


Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort
Barra de São Miguel // Alagoas

Inaugurado em 2009, o Kenoa foi projetado para causar o mínimo impacto ambiental. As piscinas são aquecidas por meio de placas solares e os lanches, drinques e bebidas servidos ali vêm em copos e pratos de plástico biodegradável.
“Além de reduzir o consumo de energia, esse sistema deixa a água com a temperatura parecida com a do mar”, afirma Thiago Mendonça, gerente comercial do hotel.
Os banheiros dos quartos possuem claraboias que deixam o ambiente mais iluminado durante o dia, diminuindo o gasto com luz. O Kenoa conta ainda com uma estação própria de tratamento de dejetos, para que a água consumida nas áreas comuns e nas 23 suítes possa ser reutilizada na grama e nas plantas.
“Tudo aqui foi muito bem projetado e tem um porquê, desde as nossas práticas sustentáveis até a decoração, pensada para fazer com que o hóspede se sinta em comunhão com a natureza. As camas das suítes, por exemplo, são mais baixas, em estilo japonês. Isso faz com que, ao deitar, a gente tenha a sensação de estar flutuando no mar”, diz Thiago.


Makena Hotel
Amontada // Ceará

Após morar no Havaí, o empresário Gabriel Browne voltou ao Brasil com o projeto de um empreendimento de alto padrão, que oferecesse integração com a natureza. No começo de 2021, abriu as portas do Makena.

Para não alterar a paisagem do pequeno vilarejo de Icaraí de Amontada, a construção tem uma arquitetura minimalista. Os ambientes são decorados com peças de artesanato feitas pelos moradores, para incentivar a economia da comunidade.

No Restaurante Nui todos os ingredientes vêm de produtores da vila, assim como os peixes e frutos do mar são fornecidos por pescadores da região.

As 13 suítes foram projetadas para causar o mínimo impacto na região: a energia utilizada ali é a solar e a água é tratada para reaproveitamento.

Para evitar desperdício e poluição, todas a garrafas do lugar são de vidro, os canudos biodegradáveis e os Amenities ficam em EcoPumps, reservatórios que evitam o acúmulo diário de plástico.
“Nossa proposta é esta: ajudar a economia local, usar uma energia limpa”, afirma Gabriel.

por Bruno Segadilha
fotos Divulgação
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia