Navegação

Caixa cultural Rio de Janeiro mostra programação com sustentabilidade e regionalidade

Atividades presenciais apresenta jogos e brincadeiras para as crianças. Foto: Divulgação



A Caixa cultural Rio de Janeiro apresenta no mês de agosto experiências lúdicas com foco em sustentabilidade e cultura regional. A programação é gratuita e destinada a participantes de todas as idades.

Nos dias 06 e 13 de agosto a oficina Estandarte e Cortejo Brincante vai ensinar os participantes a confeccionar estandartes e flâmulas, itens simbólicos que decoram e alegram diversas festas populares do Brasil. O objetivo da atividade é resgatar os elementos tradicionais por meio da confecção desse importante artefato de expressão visual. O encerramento será marcado por um cortejo nos jardins do Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, unidade da CAIXA Cultural no Rio de Janeiro.

No dia 20 acontece a oficina Sacola Ecológica, uma oportunidade de aprender a confeccionar sacolas sustentáveis de papel e tecido. A ideia é trazer uma reflexão sobre o impacto das mudanças nos hábitos de consumo por meio do reuso e da reciclagem.

Na última semana do mês, a atividade Danças Folclóricas Brasileiras pretende despertar o interesse pela preservação da memória e da identidade cultural brasileiras. Nos encontros, os dançarinos serão apresentados à história e aos primeiros passos do Frevo, dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX; do Carimbó, dança de roda típica do nordeste do Pará, realizada em pares e marcada por movimentos giratórios; e do Jongo, dança de origem folclórica africana. A atividade é voltada para o público maior de 18 anos.

O teatro da CAIXA Nelson Rodrigues foi inaugurado em 1976, com o nome Teatro BNH, o Teatro da CAIXA Nelson foi incorporado pela CAIXA a partir de 1989, já com o nome Teatro Nelson Rodrigues, em homenagem ao grande dramaturgo.

O prédio onde está localizado o teatro é um marco da arquitetura da década de 70, com forma piramidal e fachadas decoradas com esculturas dos artistas Carybé e Pedro Correia de Araújo. Na parte interna do teatro, encontramos painéis entalhados em madeira pelos artistas plásticos Ernani Macedo e Roberto Sá.

Além das atividades presenciais, acontece em agosto o ateliê virtual Colagem Geométrica. Direcionada a crianças a partir de 10 anos, a oficina irá abordar o Tangram, brinquedo milenar chinês composto por apenas sete peças e que permite a composição de até cinco mil figuras diferentes. A atividade, que vai ensinar a confeccionar o jogo e brincar com as formas geométricas, acontece de forma online nos dias 13 e 14 de agosto.

Já nos dias 11 e 13 de agosto, jovens e adultos poderão explorar a criatividade na atividade Livro de Artista. Partindo da apresentação de referências visuais ao longo da História da Arte, a atividade propõe a reflexão e o fazer do livro de artista, a partir de possibilidades como costuras e dobraduras.



SERVIÇO:

Estandarte e Cortejo Brincante
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Datas e horários: 06 e 13/08, às 11h
Duração: 60 min
Público: a partir de 5 anos
Vagas: 20 vagas por turma
Inscrições: Link

Sacola Ecológica
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Datas e horários: 20/08, às 11h
Duração: 60 min
Público: a partir de 8 anos
Vagas: 20 vagas por turma
Inscrições: Link

Danças Folclóricas Brasileiras
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Datas e horários: 26/08, às 14h; 27/08, às 11h e às 14h
Duração: 60 min
Público: a partir de 18 anos
Vagas: 20 vagas por turma
Inscrições: Link

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Colagem Geométrica
Datas/horários: 13/8, às 14h às 15h30, e 14/8 às 15h às 16h30
Duração: 90 minutos
Público: Crianças a partir de 10 anos.
Local: Plataforma virtual
Inscrições gratuitas: Link

Livro de Artista
Datas/horários: 11/8, às 14h, e 13/8 às 15h
Duração: 90 minutos
Público: Jovens acima de 16 anos e adultos
Local: Plataforma virtual
Inscrições gratuitas: Link


Compart.

Roberta Monteiro

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia