Navegação

Leclerc puxa dobradinha da Ferrari e fica com pole do GP de Miami da F1

 


Leclerc puxa dobradinha da Ferrari e fica com pole do GP de Miami da F1

Charles Leclerc é o pole-position do GP de Miami da F1. Na classificação da tarde deste sábado (7), o piloto fez volta voadora no cronômetro zerado não apenas para sair em primeiro, mas também para puxar dobradinha da Ferrari.

A disputa durante toda a tomada de tempos se desenhou entre a equipe italiana e a Red Bull. Inclusive, em determinado momento, Max Verstappen chegou a bater o melhor tempo do final de semana e Sergio Pérez também se colocou como o mais rápido.

Entretanto, no Q3, o monegasco tratou de mostrar mais uma vez a potência da escuderia na temporada 2022. Ao anotar 1min28s796, garantiu a 12ª pole-position da carreira, com Sainz saindo ao seu lado.

Verstappen, Pérez, Valtteri Bottas, Lewis Hamilton, Pierre Gasly, Lando Norris, Yuki Tsunoda e Lance Stroll completam o rol dos dez mais velozes da sessão.

Saiba como foi a classificação do GP de Miami de F1:

Após o último treino livre, os pilotos estavam de volta à pista para a classificação do GP de Miami. As condições seguiam quentes e úmidas, com o termômetro mostrando 34ºC e o asfalto batendo cerca de 54ºC.

Q1

Relógio começou a regressiva e os pilotos logo saíram para a primeira fase da classificação. Os primeiros carros a acelerarem nas ruas de Miami foram de Kevin Magnussen e Mick Schumacher, dupla da Haas.

Com exceção da dupla da Red Bull, da Mercedes, Valtteri Bottas e Fernando Alonso, todos os demais competidores já estavam na pista. Inclusive, todos optaram pela mesma gama de pneus: a mais macia.

As primeiras voltas cronometradas começavam a surgir na tabela, mas ainda muito altas para o tempo final. No momento, Carlos Sainz era o mais veloz do pelotão com a marca de 1mn30s858, seguido por Lando Norris e Lance Stroll.

Ainda restando 12 minutos no cronômetro, Max Verstappen faz giro voador e se colocou em primeiro com 1min30s235. O tempo do holandês foi tão bom que foi melhor do que o anotado por Sergio Pérez no TL3.

Neste ponto, Alonso e Bottas ainda não haviam anotado tempo. Esteban Ocon, que sofreu um acidente durante o terceiro treino, sequer conseguiu participar do treino, precisando trocar de chassi.

Enquanto isso, quem vinha sofrendo para conseguir fazer os pneus trabalharem era Lewis Hamilton. Em sua primeira volta rápida, cometeu um erro e abortou a tentativa, ficando apenas no 12º posto.

Com pouco menos de sete minutos, os nomes que estavam na zona de corte eram o heptacampeão da Mercedes, Pierre Gasly, Nicholas Latifi e Alexander Albon.

Na ponta oposta da tabela, quem vem na primeira colocação é Charles Leclerc com o tempo de 1min29s474, seguido por Verstappen, Sainz, Pérez e Daniel Ricciardo completando os cinco primeiros colocados.

Com o cronômetro zerado, os pilotos que ficaram no Q1 e não conseguiram avançar foram Magnussen, Guanyu Zhou, Albon, Latifi e Ocon, que sequer entrou para a sessão.

Q2

A sessão foi reiniciada para o Q2 e dessa vez, apenas os dez mais rápidos avançam para a fase final e para brigar pela pole-position. Os pilotos mais uma vez não demoraram a deixar os boxes para irem para a pista.

Com dez minutos restantes na regressiva do relógio, Verstappen era o primeiro colocado com 1min29s202, anotando a melhor volta do final de semana até o momento. Pérez, Sainz, Leclerc e Schumacher completava o top-5.

Alguns competidores ainda demoravam a anotar seus giros rápidos. Alonso, Stroll, Yuki Tsunoda, Russell, Vettel e Gasly ainda não tinham marcas na folha de tempos com menos de nove minutos para a bandeira quadriculada.

No momento, os nomes que não avançavam para a parte final da tomada de tempos eram Stroll, Schumacher, Vettel, Ricciardo e Russell, o único que ainda não tinha tempo rápido. Neste ponto, todos estavam de pneus macios.

No momento, os nomes que não avançavam para a parte final da tomada de tempos eram Stroll, Schumacher, Vettel, Ricciardo e Russell, o único que ainda não tinha tempo rápido. Neste ponto, todos estavam de pneus macios.

O tempo a ser batido para entrar no Q3 era de 1min30s280 sustentado por Tsunoda. Norris, qu estava na 11ª colocação, estava a apenas 0s009 do tempo do japonês da AlphaTauri, enquanto Stroll estava a os0o83, Mick a 0s143 e Seb a 0s330.

Encerrada a segunda parte da classificação, os competidores que não fizeram tempo suficiente foram Alonso, Russell, Vettel, Ricciardo e Schumacher.

Q3

A classificação partia agora pela disputa pela pole-position. Os competidores logo deixaram os boxes assim que o cronômetro começou a rodar para não perder tempo – Leclerc, Verstappen, Norris, Pérez, Sainz, Bottas, Hamilton, Stroll, Tsunoda e Gasly estavam na briga.

Charles foi o primeiro a fazer uma volta rápida com 1min29s071, batendo o melhor tempo do final de semana. Na sequência, o atual campeão vinha em seu giro e já havia anotado o melhor segundo setor.

Na conclusão da volta, Verstappen conseguiu pular para a primeira colocação e se tornou o primeiro a rodar na casa de 1min28s. Leclerc, Sainz, Pérez e Bottas fechavam o rol dos cinco mais velozes.

Com cinco minutos para o encerramento, a ordem era Max, Charles, Carlos, Pérez, Bottas, Hamilton, Norris, Tsunoda, Stroll e Gasly. Entre o primeiro e o décimo colocados, 1s996 separavam os pilotos.

Após a parada programada para últimos ajustes e troca de pneus, os competidores estavam todos de volta ao traçado para a última volta. Todos os dez titulares estavam usando os compostos macios.

No final, com 1min28s, Leclerc é quem ficou com a pole para a prova em Miami, dividindo a primeira fila com seu companheiro Sainz. Verstappen, que errou na última volta, larga em terceiro.

Confira o grid de largada do GP de Miami de F1 2022:

1) Charles Leclerc (Ferrari), 1’28.796
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari), 1’28.986
3) Max Verstappen (Red Bull), 1’28.991
4) Sergio Pérez (Red Bull), 1’29.036
5) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’29.475
6) Lewis Hamilton (Mercedes), 1’29.625
7) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull), 1’29.690
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’29.750
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull), 1’29.932
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’30.676
11) Fernando Alonso (Alpine/Renault), 1’30.160
12) George Russell (Mercedes), 1’30.173
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes), 1’30.214
14) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes), 1’30.310
15) Mick Schumacher (Haas/Ferrari), 1’30.423
16) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’30.975
17) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari), 1’31.020
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’31.266
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes), 1’31.325
20) Esteban Ocon (Alpine/Renault), s/tempoa

Por Nathalia De Vivo
https://www.f1mania.net



Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia