Navegação

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a aposentados e pensionistas

Em fevereiro, pagamento pode ser bloqueado. Saiba como não perder seu benefício / Foto: Divulgação



A partir de fevereiro deste ano, os segurados do INSS que não realizarem a prova de vida do ano passado correm o risco de ter o benefício bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado. Essa atualização é necessária para confirmar que os beneficiários estão vivos, garantir que os pagamentos continuem sendo feitos e também evitar fraudes. Até então, a obrigatoriedade estava suspensa devido à pandemia da Covid-19, mas, em 31 de dezembro de 2021, voltou a valer.

Segundo o advogado especialista em Direito Previdenciário, Almir Reis, é necessário que a prova de vida seja regularizada de acordo com o calendário estabelecido pelo INSS – vai de 28 de fevereiro até 30 de junho de 2022. Hoje, há cerca de 3,3 milhões de beneficiários no país com pendência de atualização.

Almir Reis é especialista em Direito Previdenciário / Foto: Divulgação

Como fazer?

De acordo com Almir, a atualização de cadastro é simples e pode ser realizada em caixas eletrônicos e agências bancárias. Outra opção é de maneira digital. Quem possui biometria facial cadastrada do Departamento Estadual  de Trânsito (Detran) ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode acessar o aplicativo Meu INSS e inserir as informações. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício.


Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia