Navegação

Dia Mundial da Diabetes alerta para as doenças do coração

Doença está diretamente relacionada com a obesidade, mas também com fator familiar / Foto: Reprodução/Google

As doenças crônicas, muitas vezes silenciosas, são as que mais possibilitam doenças cardiovasculares. Por isso, o diabetes é um importante fator de risco para a doença do coração, pois seu diagnóstico só pode ser concluído após um exame de sangue e, muitas vezes, o paciente não sente nada. Diante dos riscos de uma doença silenciosa, neste Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, especialista chamam atenção para a importância de prevenir e ter uma vida saudável. 

De acordo com o cardiologista e hemodinamicista da MedInterv / Real Cardiologia, Heitor Albanez de Medeiros, o Diabetes está diretamente relacionada com a obesidade, mas também com fator familiar, ou seja, se os pais têm a doença a possibilidade do filho ter é maior. “É importante ter o controle da doença com consultas médicas regulares, alimentação saudável e medicamentos. Quando as taxas estão elevadas, pode ocasionar o infarto do miocárdio que é a causa mais comum de morte no mundo”, explica. 

O infarto agudo do miocárdio nada mais é do que um entupimento da artéria do coração causando a morte do músculo. Existem fatores que levam o aceleramento desse entupimento e as principais causas são a pressão arterial aumentada e o diabetes. Por isso, tanta preocupação pelos médicos para dar o diagnóstico da forma mais rápida possível quando a pessoa ainda não teve nenhum dano no coração, mesmo que ela não sinta nada.

Essa doença, por muitas vezes não causar sintomas na pessoa na fase inicial, dificulta explicar a importância do tratamento que, por muitas vezes, são deixados de lado. “A função do médico cardiologista é explicar para os pacientes que o diabetes é um dos grandes males para o coração e, caso seja tratada adequadamente, o paciente pode ter uma vida longa e saudável utilizando medicações cada vez mais modernas e eficazes”, alerta.  

Algumas pessoas descobrem primeiro o problema no coração para então descobrir que está com açúcar alto no sangue, o que agrava o tratamento. Quando isso ocorre, o médico busca uma forma de baixar a taxa do Diabetes, já que necessita de um tratamento mais controlado podendo ser necessário até o uso de insulina caso o controle não seja possível apenas com medicações orais. As doenças do coração, ou cardiovasculares, juntamente com o diabetes, são um dos grandes desafios da cardiologia atual para levar mais saúde e longevidade para nossa população. 

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia