Navegação

Restaurante Archipelago, a nova forma de desfrutar do 'sabor' de um Cruzeiro

 Restaurante Archipelago, a nova forma de desfrutar do 'sabor' de um cruzeiro: uma oferta inédita de gastronomia na América do Sul a bordo do Costa Smeralda


Com 3 grandes chefs que totalizam 16 estrelas Michelin: Bruno Barbieri, Hèlène Darroze e Ángel Leòn

Restaurante Archipelago Costa Smeralda
Restaurante Archipelago Costa Smeralda
Restaurante Archipelago Costa Smeralda

Com um novo posiconamento e uma nova logo, a Costa Cruzeiros lança novidades para sua oferta gastronômica.

Descobrir novas culturas a bordo de um navio da Costa Cruzeiros também significa descobrir novos sabores. Para esta exploração gastronômica de seus destinos, a Costa recorreu à orientação especializada de três dos maiores chefs do mundo: Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León.

Este excepcional trio de chefs, que totaliza 16 estrelas Michelin, foi à procura de autênticas receitas locais de cada um dos locais visitados pelos navios da Costa no Mediterrâneo e depois as reinterpretou com seu toque e criatividade. O resultado é uma verdadeira "viagem dentro da viagem", em que os destinos do Mediterrâneo são visualizados por meio da comida.

Para aproveitar ao máximo essa viagem de sabores, a Costa Cruzeiros preparou uma grande novidade para seus hóspedes: o restaurante Archipelago ("Arquipélago").

A novidade está presente agora no Costa Smeralda, que chegará ao Brasil em dezembro de 2021, para a temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022.

ARCHIPELAGO

O novo restaurante oferece uma experiência gastronômica verdadeiramente única, que começa com um convite personalizado que o hóspede recebe em sua cabine. No coração desta experiência estão três cardápios a escolha, um de cada chef, cada um contando uma história diferente de sustentabilidade e descoberta gastronômica.

Cada menu consiste em cinco pratos requintados combinados com uma bebida, artisticamente concebidos para refletir o espírito e a cultura. Eles são acompanhados por uma narrativa que conduz o hóspede ao longo do caminho que inspirou os chefs a criarem seus pratos.

Por exemplo, esta é a proposta de Hélène Darroze:

- Polvo assado com especiarias gregas, homus, creme de pimenta Piquillo emolho verde;
- Sopa gelada de ervilha e hortelã, queijo Brocciu da Córsega, pétalas de presunto doce etrigo sarraceno torrado;
- Bochecha confitada com azeitonas Kalamata, tomates secos, filangé de limão salgado e polenta crocante com molho de queijo Parmigiano;
- Lagosta azul cozida a baixa temperatura com manteiga de marisco, bombons de nhoque de batata e chicória, confit de limão ao estilo marroquino e beurre blanc com pimenta Timut;
- Massa folhada crocante com manteiga de café, mousse de chocolate com aroma de coentro e praliné de amêndoa.

Já Bruno Barbieri criou o menu:

- Abobrinha a scapece com alho e hortelã, bolinhos de vieira e molho de aioli;
- Pasta gramigna com berinjela refogada, óleo de orégano, linguiça refogada, pecorino em pó e ovo ralado;
- Salada de lagosta com pêssegos azedos, cebola Tropea, mingau de pão, óleo de ervas e mini vegetais em vinagre de framboesa.
- Costeletas de cordeiro com aroma de churrasco, molho de carne, mini vegetais refogadose trufas negras;
- Ristretto de leite caramelizado em molho queimado com salada balsâmica de framboesa e hortelã.

Ángel León criou esta opção de cardápio:

- Pão tufado de plâncton, manteiga de plâncton e nosso presunto marinho;
- Creme de ouriço-do-mar, botões de ouriço-do-mar temperados plâncton a molho hollandaise e creme de natas cítrico;
- Ravioli de lula recheado com ensopado de lula, caldo de lula e batata;
- Arroz cremoso de lula, plâncton hidratado e arroz tufado;
- Biscoito de chantilly, espuma de leite fresco e cacau.

O Archipelago não apenas oferece uma experiência gastronômica exclusiva, mas também representa um conceito totalmente novo, nunca visto antes. O restaurante é formado por mesas em forma de "ilhas" que podem ser customizadas para criar uma experiência mais íntima. Do chão ao teto, as "ilhas" são emolduradas por uma escultura de cobre e peças em madeira, desenhadas para criar espaços separados e acolhedores dentro de um contexto maior de sala de jantar. O calor do cobre se harmoniza com as esculturas de troncos exclusivas que embelezam cada ilha como esculturas esculpidas pelo mar. Outro elemento de grande impacto visual é a iluminação, que brilha a partir de cima, como se fosse um palco de teatro, para iluminar o espetáculo gastronômico.

Mantendo-se fiel aos valores da Costa, o restaurante Archipelago foi concebido com uma atenção especial ao tema da sustentabilidade. Os cardápios dos chefs foram elaborados com grande cuidado com a escolha de ingredientes, boa parte sendo de produtores locais, e com seu tratamento, evitando o desperdício. Além disso, o mobiliário e, na verdade, o próprio conceito de restaurante têm um elemento chave para a sustentabilidade. A madeira flutuante usada para decorar as "ilhas" foi recuperada pelo Guardian of the Coast ("Guardiões da Costa"), programa de educação ambiental para a proteção do litoral italiano, patrocinado pela Costa Crociere Foundation ("Fundação Costa Cruzeiros"). Além disso, para cada jantar servido no Archipelago, a Costa doará parte dos lucros à Fundação para apoiar seus projetos ambientais e sociais.

Os Chefs

Bruno Barbieri, chef italiano com 7 estrelas Michelin, é um viajante e pesquisador. Ele começou sua carreira trabalhando em navios de cruzeiro, viajando pelo mundo. Trabalha na Costa há mais de 6 anos.

Barbieri propõe uma cozinha contemporânea, sem se deixar levar pelo extremismo. Mas ele não abre mão de um aspecto: a apresentação. Um prato deve ser primorosamente delicioso e visualmente perfeito. Para Bruno Barbieri, toda receita deve contar uma história, de viagens, experiências e influências locais.

Quanto à sustentabilidade e ao projeto Archipelago, Barbieri explica:

"Trabalhando com a Costa sempre colocamos a sustentabilidade no centro de nossos projetos. A luta contra o desperdício de alimentos tem sido meu maior objetivo há anos. Encontrei um grande aliado na Costa, que sempre me apoiou na criação de meus menus, desde a escolha dos ingredientes até ao seu preparo. Sempre houve uma grande sintonia nesta questão".

"Depois de tantos anos de colaboração com a Costa, [o projeto Archipelago] é realmente inspirador para mim. Receber na família Costa dois grandes chefs internacionais de dois países ricos em história culinária tem sido uma oportunidade de troca de ideias e enriquecimento mútuo. A culinária nasce do diálogo, do encontro, do cruzamento de histórias e de culturas. E acredito que nós três, junto com a Costa, demos vida a um projeto maravilhoso que representa a celebração da gastronomia como algo que une", completa Barbieri.

Hélène Darroze, chef francesa com 5 estrelas Michelin (2 no Marsan em Paris, 3 no Connaught em Londres), representa a quarta geração de chefs de sua família. Sua cozinha é simples, construída sobre longos preparativos e instinto, e baseada na tradição familiar.

Atenta à sustentabilidade, mostrando grande cuidado na seleção de ingredientes sazonais de produtores locais de confiança, Hélène conta sua história em cada prato, seja a memória de uma viagem ou da sua infância.

Curiosidade: a Pixar se inspirou em Hélène para criar a personagem Colette Tatou, a única cozinheira do filme de animação Ratatouille.

Sobre sustentabilidade e Archipelago, Hélène Darroze diz:

"A abordagem sustentável, respeitando as estações do ano e o local é algo que agora faz parte do meu trabalho. Com minha família, aprendi a trabalhar com produtos sazonais locais. Naquela época, não havia outra forma de trabalhar e hoje eu faço mais do que nunca, porque penso que temos uma responsabilidade real, em primeiro lugar, de respeitar o equilíbrio natural e ambiental, mas também de dar o exemplo aos outros na nossa qualidade de chefs. Nisso, penso que a Costa realmente compartilha estes valores comigo ", afirma a chef.

"Archipelago é a primeira vez que trabalho num restaurante com outros dois chefs, e tenho a sorte de poder trabalhar com dois grandes chefs internacionais como Bruno e Ángel, que têm duas culturas muito diferentes da minha, embora nós façamos o mesmo trabalho e no final comuniquemos a mesma mensagem: proporcionar às pessoas experiências agradáveis.O Archipelago é um restaurante único que combina três mundos e três cozinhas completamente diferentes, tudo neste espaço de liberdade personificado pela viagem em alto-mar. Acho que é brilhante. "

Ángel León, chef espanhol com 4 estrelas Michelin, ganhou o Prêmio Michelin de Sustentabilidade em 2019. Ele é conhecido como o "Chef do Mar", mas também é um eco-chef, um techno-chef e um viajante.

León é um inovador com infinitas ideias e invenções, como a sua técnica única de clarear caldos com algas especiais ou a criação de uma pasta à base de plâncton marinho para realçar o sabor dos alimentos. Ele também prepara pratos literalmente brilhantes usando os princípios naturais da bioluminescência.

Ángel León é um defensor do mar, campeão da alta gastronomia sustentável na qual ele enobrece os peixes menos nobres para criar pratos surpreendentes.

Sobre sustentabilidade e o Archipelago, Ángel León diz:

"A sinergia com a Costa é clara, somos duas entidades que amam loucamente o mar, vivemos para o mar e devemos protegê-lo para a humanidade",

"A ideia do Archipelago é extraordinária e a oportunidade de reunir grandes chefs como Bruno e Hèléne é uma honra. Ter chefs diferentes neste mesmo restaurante é um conceito fantástico, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de conhecer três cozinhas diferentes", completa o chef.



Sobre a Costa Crociere

A Costa Cruzeiros é uma empresa italiana com sede em Gênova. Há mais de 70 anos, os navios da Costa viajam pelos mares do mundo oferecendo o melhor da Itália em termos de hospitalidade, design, comida, bebida e entretenimento. Atualmente, a frota da Costa conta com 12 navios em operação, todos com bandeira italiana. A Costa Cruzeiros também é um símbolo de compromisso com a sustentabilidade. Em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, a empresa abriu caminho para a inovação sustentável para todo o setor de cruzeiros, possibilitando novas tecnologias e projetos para melhorar o desempenho ambiental de sua frota. Isso foi possível com a introdução do carro-chefe movido a GNL, o Costa Smeralda, em 2019, e pelo Costa Toscana, que entrará em serviço em dezembro de 2021. Com a Costa Crociere Foundation, a companhia pretende fazer parcerias com os destinos para contribuir com as necessidades sociais das comunidades locais e criar um turismo mais sustentável e inclusivo. A empresa tem uma força de trabalho global de cerca de 20 mil funcionários, trabalhando a bordo e em seus escritórios em todo o mundo.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia