Navegação

Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor


Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor

Está chegando a Festa dos 90 anos do Cristo Redentor! A grande celebração começa no Santuário Cristo Redentor na manhã do dia 12 de outubro, data em que se celebra o aniversário do monumento símbolo do Brasil e o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e as comemorações continuam com diversos serviços para a população, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de .

O dia do aniversário do Cristo Redentor começa às 7h15, com o Ato Cívico Religioso e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do Cristo Redentor e em honra a Nossa Senhora Aparecida. No evento, que terá a presença de autoridades públicas e religiosas, haverá o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor.

Esse conjunto de selos postais é composto por 4 obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht. O fundo é composto por uma fotografia em tons de cinza onde o Cristo Redentor em primeiro plano aparece sobre as Ilhas Cagarras, unidade de conservação localizada em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Os 3 selos, sobrepostos ao fundo, são obras icônicas do olhar de Oskar Metsavaht para o Cristo Redentor, revelando seu rosto, formado por milhares de pequenos triângulos de pedra-sabão. As fotos foram impressas em preto com fundo prata para ressaltar os detalhes do monumento. Acima dos selos, há a assinatura comemorativa junto da logomarca oficial do Santuário Cristo Redentor. O lançamento do selo será realizado pelo presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto.

No Santuário, haverá a quebra de cunho da Medalha, realizada pelo presidente da Casa da Moeda, Hugo Cavalcante Nogueira. Foram produzidas 90 medalhas em AF (1/4 OZ), 200 medalhas em Prata (1 OZ), 300 medalhas em Bronze e 2000 medalhas em Cuproniquel.

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação sobrevoando o monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais participará musicalmente do evento. Em seguida, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, que será acompanhada pelo Coro da Princesa, o coro oficial do Cristo Redentor em homenagem à Princesa Isabel.

Ao final da celebração será ministrada a Indulgência Plenária, concedida pelo Papa Francisco a todos os peregrinos do Santuário Cristo Redentor que seguirem as orientações próprias para consegui-la, no período de 12 de outubro de 2021 a 12 de outubro de 2022, marcando as comemorações dos 90 Anos do Monumento.

Ao término da missa, paraquedistas do Exército Brasileiro passarão próximo ao símbolo do Brasil em um Salto Livre. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube (youtube.com/cristoredentoroficial).

Festa sustentável na Catedral Metropolitana

A grande festa sustentável dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor será realizada de 12 a 16 de outubro, todos os dias das 9h às 16h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. O eixo norteador é o Desenvolvimento Sustentável, desde a concepção, passando pela organização até as atividades.

Toda a programação estará no site oficial do Santuário Cristo Redentor (www.santuariocristoredentor.com.br) e nas mídias sociais oficiais do Santuário (@cristoredentoroficial).

O Setor Cristo Sustentável estará presente com a Vila Sustentável e o Ação de Amor do Cristo Redentor, que terá várias parcerias e projetos sociais. Haverá diversos serviços e atendimentos gratuitos voltados à população em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de saúde, alimentação, cidadania e serviço social, e apresentações culturais, oficinas e assistência religiosa.

No dia 12 de outubro, também serão realizadas atividades para as crianças por também ser celebrado o Dia das Crianças. Entre os serviços sociais que estarão disponíveis na Catedral haverá orientação de saúde preventiva, atendimento médico, com exames, acolhimento para casas de acolhida, serviços de higiene pessoal e de beleza, oferecimento de cursos para diversas áreas, orientação vocacional, banco de talentos, com encaminhamento ao mercado de trabalho, oficinas de capacitação, empreendedorismo social, conscientização sobre doação de sangue e atendimento a mulheres vítimas de violência.

Também haverá palestras e exposição de projetos ambientais, incluindo os temas de educação ambiental, reciclagem de materiais, produção de energia a partir de fontes renováveis, compostagem, resíduos eletrônicos e adoção e proteção animal. As ações abrangem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo da Festa é deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. “Queremos ser extensão dos braços do Cristo Redentor que acolhe a todos sem distinção. Ao longo dos seus quase 90 anos, o Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e Santuário católico, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro.

Desde a construção, é o símbolo nacional de Fé e Esperança. Chegou a hora de celebrarmos tudo o que Ele representa para o povo brasileiro e o mundo inteiro. Por isso vamos fazer uma grande festa, com atividades religiosas, sustentáveis e culturais”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Todas as atividades da Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras de ouro da Vigilância Sanitária. O Protocolo de Contigenciamento da Covid-19 e de Outras Doenças Infecciosas Respiratórias para a Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor foi criado pelo Doutor em Medicina na área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias e presidente do Instituto Prevenir É Sáude, Edimilson Migowski.

História do Cristo Redentor

Século XVI: Os navegadores portugueses chamam este monte de ‘Pináculo da Tentação’, em alusão ao relato bíblico da tentação de Cristo (Mt 4,8).

Século XVIII: O monte passa a ser chamado “Corcovado”, por sua forma, que se assemelha a uma corcova. Este nome também pode ser interpretado como uma variação da frase em latim cor quo vado, que significa “coração, para onde vou?”.

1824: D. Pedro I realiza a primeira expedição oficial ao Monte Corcovado, registrada nas telas de Debret.

1859: Padre francês Pierre-Marie Bos, que teve a ideia original da construção de uma imagem de Jesus Cristo sobre o Monte Corcovado, chega ao Brasil.

1862-1874: D. Pedro II ordena que o Major Archer realize uma grande campanha de reflorestamento da Floresta da Tijuca.

1884: Trecho Cosme Velho-Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado é inaugurado. 1885: Primeira ferrovia de turismo da América Latina, com a abertura da estação do Corcovado, é concluída.

1888: Após a Abolição da Escravatura, Princesa Isabel rejeita a proposta de construção de uma estátua em sua homenagem no Monte Corcovado, e ordena a construção de uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus, que, para ela, era o ‘verdadeiro Redentor dos homens.

1889: Com a Proclamação da República, o projeto de Princesa Isabel é cancelado.

1921: O ‘Círculo Católico’, liderado pelo General Pedro Carolino Pinto, apresenta novamente a ideia de construção do monumento, para as celebrações do Centenário da Independência do Brasil.

1921: Na quinta reunião do Círculo Católico, é eleito o projeto do engenheiro carioca Heitor da Silva Costa, com a imagem de Jesus sobre um pedestal, segurando uma grande cruz com a mão esquerda e um globo com a mão direita.

1922: Sob a liderança da escritora Laurita Lacerda, cerca de vinte mil mulheres apresentam um abaixo-assinado ao presidente Epitácio Pessoa, pedindo autorização para a construção do monumento.

1923: Dom Sebastião Leme organiza uma grande campanha de arrecadação para a construção do monumento, que teve doações do povo brasileiro.

1923: Após críticas da Escola Nacional de Belas Artes, Dom Sebastião Leme solicita a Heitor da Silva Costa a alteração do projeto, para que pudesse ser visto de longe, com maior simbolismo religioso. Com a ajuda do pintor Carlos Oswald, Heitor da Silva Costa projeta a imagem de Jesus com o tronco ereto e os braços abertos, com o mundo aos seus pés.

1924-1926: Heitor da Silva Costa viaja a Paris, onde contrata o escultor francês Paul Landowski, especialista no estilo art decó. Landowski realiza uma maquete e a escultura em tamanho real da cabeça e das mãos do monumento, cujos moldes em gesso foram enviados ao Brasil em partes numeradas. O engenheiro francês Albert Caquot realiza os cálculos estruturais.

1926-1931: O monumento é construído em cinco anos, unindo a engenharia, a arquitetura e a escultura, graças ao trabalho primoroso dos operários. O arquiteto Heitor Levy é o mestre de obras da construção e Pedro Fernandes Viana, o engenheiro fiscal.

1927: Antes de retornar ao Brasil, Heitor da Silva Costa decide que o monumento em concreto armado deve ser revestido por um grande mosaico de pedra sabão, um material bonito, maleável e resistente ao calor, ao frio e à erosão.

1929: Dom Sebastião Leme solicita que um singelo coração seja moldado no peito da estátua, tornando-a uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus.

12 de outubro de 1931: O monumento ao Cristo Redentor é inaugurado no dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada com a construção da capela do monumento.

1934: A União transfere o domínio da área no cume do Monte Corcovado à Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor.

1960: Por decreto de Dom Jaime de Barros Câmara, a Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor é integrada à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.

1980: O Papa João Paulo II visita o Cristo Redentor.

2006: Por decreto de Dom Eusébio Oscar Scheidt, é criado o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, propriedade da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

2008: O monumento ao Cristo Redentor é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

2009: Dom Orani João Tempesta e Dom Gilberto Canavarro dos Reis assinam acordo de geminação entre o Santuário Cristo Redentor e o Santuário Nacional de Cristo Rei, de Portugal.

2021: Cristo Redentor celebra 90 anos de história.
Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia