Navegação

Síndrome do Impostor: Entenda os impactos na vida pessoal e profissional

Foto: Reprodução/Google



Se sentir pra baixo ou exigir demais de si é algo comum em alguns momentos da vida, principalmente numa época atípica de pandemia. Mas, achar que não é capaz o suficiente de fazer algo ou achar defeito em tudo sempre, já é um sinal preocupante. A Síndrome do Impostor é um fenômeno psicológico em que o indivíduo acredita que suas conquistas não são adequadas e que seus méritos são uma fraude, por mais bem-sucedido ou capaz que ele seja.

Segundo a psicóloga, Patrícia Maciel, a Síndrome do Impostor  é um sentimento constante de incompetência e desvalia. Uma mistura de ansiedade com insegurança, que resulta em comportamentos de defesa e de enfrentamento. 

"Esses sentimentos atrapalham a qualidade de vida profissional se estendendo para a pessoal", explica. 
A psicóloga Patrícia Maciel explica sobre a Sindrome do Impostos / Foto: Divulgação


A pessoa envolvida desenvolve muito o estresse e a ansiedade por achar que não é capaz e que a qualquer momento pode ser substituída ou desmascarada - podendo levar até à depressão. É uma desordem psicológica onde a pessoa tem dificuldade de reconhecer suas capacidades e habilidades. 

Ainda de acordo com Patrícia Maciel, pessoas que sofrem com a síndrome geralmente apresentam alguns comportamentos: necessidade de se esforçar demais; auto-sabotagem; adiar tarefas; medo de se expor; comparação com os outros e querer agradar a todos. “No caso de serem identificadas algumas das característica acima é importante que procure um especialista e realize sessões de psicoterapia para ajudar a desenvolver a auto-confiança e aflorar suas capacidades e competências, diminuindo a sensação de ser uma fraude”, conclui.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia