Navegação

Projeto divulga gastronomia raiz de Alagoas

Projeto divulga gastronomia raiz de Alagoas para todo Brasil


“Comidinha de Quintal”, é o nome do projeto de gastronômico que tem como objetivo promover a comida raiz, tipicamente brasileira e que está sendo realizado em todo Brasil, pela Associação Brasileira de Jornalista de Turismo (Abrajet), através das entidades estaduais das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste e conta com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O projeto é realizado por jornalistas especializados em turismo e que realmente atuam no mercado.

O Projeto contempla lugares simples administrados por moradores nativos e desenvolvem a gastronomia “raiz” do lugar e que tenham adquirido o conhecimento do preparo com pessoas do local, caracterizando assim como prático tipicamente nativo.

O projeto será uma edição especial distribuída para todos estados, além de Portugal e operadoras de viagens, plataformas de vendas de produtos turísticos e veículos de comunicação, além da rede de profissionais de jornalismo especializados em turismo e que atuam no mercado.


O Projeto está na sua primeira edição e no roteiro gastronômico estão os municípios de Japaratinga, Maragogi, Maceió, Delmiro Gouveia, Piranhas, Água Branca e Penedo. A equipe de produção do projeto em Alagoas é formada pelo jornalista Mozart Luna, vice-presidente da Abrajet/AL e a jornalista Nides Lins, profissionais especializados em turismo e gastronomia e que atuam no mercado há mais de 25 anos divulgando o que tem de bom em Alagoas.

Os primeiros municípios visitados pela equipe foram Japaratinga e Maragogi. Em Japaratinga o prato raiz escolhido foi o arroz do povo do Restaurante Mama Pereira, onde o chef Nego, mostra esta delícia que é apreciada por todos e que aprendeu a fazer com sua mãe.


Em Maragogi a lagosta no azeite e alho, com purê de banana da terra no leite de coco também e arroz é o menu que supera os grandes restaurantes da região, além do preço justo que não “espanta” turista, é o prato raiz que é preparado com exclusividade somente no restaurante Império do Marisco, no povoada de São Bento, bem em frente a Praia.

O Império dos Mariscos é administrado pelo Casal José Luiz e Girlene Lúcia, que recebe todos com um largo sorriso bem característico de quem é genuinamente de Maragogi. Tudo é preparado por Zé Luiz que adquiriu conhecimento da culinária trabalhando em hotéis e restaurantes da região, mas aplicou seu conhecimento adquirido com sua mãe, também nativa de Maragogi.

O projeto segue para a região dos Cânions do São Francisco e Penedo.


Compart.

Mozart Luna

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia