Navegação

Demanda por viagem sobe 100% no Brasil




O que se esperava na retomada do turismo no Brasil ocorreu que foi um crescimento repentino pelas viagens com percentuais acima de 100%, vindo inclusive a congestionar aeroportos, lotar hotéis e esvaziar pátio de locadora de veículos. A tendência se confirma com os dados das plataformas de buscadores como Amadeus que ponta que os brasileiros estão realizando mais buscas para férias de julho do que o ano passado.

Alguns trechos origem-destino, como a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro, tiveram um aumento de mais de 100% nas buscas por passagens aéreas nesse período, tendência vista — em maior ou menor grau — em todos os grandes destinos domésticos.

O levantamento foi feito a partir das procuras feitas no Brasil entre 1º de maio e 23 de junho de 2021, comparadas com o mesmo período do ano passado. Os números ainda estão aquém do período imediatamente anterior à pandemia, mas já se nota que os viajantes estão retomando seus planos.

Trecho mais buscado do País, São Paulo-Rio de Janeiro registrou um aumento de 105% nas buscas por passagens aéreas. A viagem inversa também mostrou grande crescimento, de 81%, ficando na terceira posição geral. A vice-liderança absoluta de trecho mais buscado ficou com São Paulo-Salvador, também com um crescimento significativo, sendo de 125%.

Entre os 20 mais buscados, os seguintes trechos também apresentaram crescimento de mais de 100% na demanda para as férias do meio do ano, em comparação ao mesmo período de 2020: São Paulo-Porto Alegre (170%), São Paulo-Maceió (126%), Brasília-São Paulo (155%), Brasília-Rio de Janeiro (232%), Porto Alegre-São Paulo (147%), São Paulo-Brasília (100%), São Paulo-Natal (180%) e Porto Alegre-Rio de Janeiro (184%).

Entre os 50 trechos domésticos mais buscados, o que teve maior crescimento no período foi Goiânia-Rio de Janeiro, com 296% a mais de buscas em relação ao ano anterior. Já o que teve o menor crescimento foi Recife-Rio de Janeiro, com 30%. Ainda assim, todos os destinos mostraram aumento da demanda ano contra ano.
Quanto à duração das estadas, segundo o levantamento da Amadeus, o período de diferença mais comum entre a ida e a volta foi de 14 dias, seguido por quatro e sete dias, respectivamente. Tal dado se refere tanto a voos nacionais como internacionais.

Restrições impedem Viagens Internacionais

As viagens internacionais continuam em patamares muitos baixos, devido a vários países impor restrições aos turistas brasileiros, já que o Brasil esta entre os que possuem o maior índices de contaminação e mortes por covid.

Entre as 50 mais buscadas em geral pelos brasileiros apresentam queda nas buscas, puxadas pelo trecho Rio-Lisboa, com a maior queda, de 49%. Também apresentaram decréscimo no número de buscas São Paulo-Paris (-45%), São Paulo-Miami (-37%), São Paulo-Lisboa (-30%) e São Paulo-Nova York (-11%).

O destino internacional que mais apresentou crescimento foi Cancun México foi a que teve maior crescimento nas buscas entre as 50 com maior interesse dos brasileiros, com um aumento de 324,44% do trecho São Paulo-Cancún ante 2020.
Compart.

Mozart Luna

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia