Navegação

Jovem de 21 anos de Brasília cria projeto social para resgatar e doar animais abandonados

Ana Carolina Tonissi é idealizadora do Toda Vida Importa, que usa o Instagram para ação e conscientização sobre cuidados com os animais / Foto: Divulgação



A casa de Ana Carolina Tonissi, 21 anos, parece um zoológico. Dezenas de bichinhos, como cachorros, gatos, tartarugas, coelhos, passarinhos e peixes, dividem os cômodos da família, que mora em Brasília (DF). Tudo por uma causa: o amor aos animais.

Ana Carolina é, ao lado de uma amiga e de uma ex-professora, idealizadora do projeto social Toda Vida Importa, que desde o início do ano passado resgata animais abandonados, oferece tratamento aos bichinhos - incluindo castração - e encontra tutores para eles com a ajuda do Instagram.

"Desde pequena desenvolvi esse amor pelos animais. Minha família sempre teve bichinhos de estimação e estudei dez anos em uma escola franciscana", afirma Ana Carolina, que concilia o projeto social com o trabalho no Sabin Medicina Diagnóstica, como jovem aprendiz Espro (Ensino Social Profissionalizante), e com a faculdade de veterinária na UDF (Centro Universitário do Distrito Federal).

Cordão umbilical

O projeto teve início no ano passado, quando Ana Carolina ficou sabendo de três gatinhos que estavam abandonados. "Eu tinha acabado de perder uma gatinha de estimação, o que me deixou muito triste. Era quase meia-noite e fomos lá. Eram gatinhos recém-nascidos, ainda com o cordão umbilical, abandonados perto de um matagal. Eles me provaram que sou capaz de salvar essas vidas. Tenho os três até hoje", lembra.

Logo a jovem começou a receber outras mensagens de animais abandonados. O projeto ganhou um perfil no Instagram (@toda.vida.importa_), que amplificou o trabalho das protetoras independentes. Hoje com mais de 2.100 seguidores na rede social, o projeto faz de 5 a 6 resgates e encaminhamentos por mês, graças também à ajuda de veterinários parceiros e de doações.

A jovem relata que um dos principais desafios do Toda Vida Importa é o espaço físico. "Acomodamos os animais dentro de casa, mesmo. Acolhemos, damos toda a assistência veterinária e, quando estão aptos, colocamos para adoção. Quando não conseguimos resgatar, pelo menos damos assistência e castramos", diz.

Foto: Divulgação



Ana dos Bichinhos

Para Ana Carolina, o apoio dos pais e os conhecimentos adquiridos no trabalho como jovem aprendiz foram essenciais para tomar a decisão de desenvolver o projeto. No Sabin, a jovem é conhecida como a Ana dos Bichinhos.

"Como jovem aprendiz, acabei desenvolvendo habilidades importantes, como liderança, diálogo e criatividade. E aqui no trabalho há valores muito parecidos com os meus, em especial o respeito à vida e a responsabilidade socioambiental. Tudo isso me deu força para desenvolver este projeto", afirma. "Os animais não falam, mas hoje eu acabo sendo a voz deles."

Para doações e mais informações sobre o Toda Vida Importa de Brasília, os interessados podem entrar em contato pelo Instagram ou pelo telefone (61) 9-9294-9938.

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia