Navegação

Ministros do Turismo das Américas participam de reunião da Organização Mundial de Turismo (OMT)


Ministros de Turismo da América Latina (Foto: Teresa Villarreal)

Cerca de 16 ministros do Turismo, incluindo o do Brasil e quatro vice-ministros de diversos países da América Latina participaram de reunião convocada pela OMT (Organização Mundial do Turismo) em Punta Cana, na República Dominicana com o objetivo de promoveram a união para o relançamento do turismo na região

A abertura do evento foi comandada pelo presidente da República Dominicana, Luis Abinader e contou com a presença do secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Primeira fila: Morena Valdez (El Salvador), Miguel Torruco Marqués (México), David Collado (República Dominicana), Zurab Pololikashvili (OMT), Gilson Machado (Brasil), Carlos Mercado Santiago (Puerto Rico) e Nicole Marderr (Honduras). Na fila detrás: Oscar Iroldi (Uruguai), Denise Guillén (Panamá), Menor Arturo Cordón (Guatemala), Ali Padrón (Venezuela), Juan Carlos García Granada (Cuba) e Myrian Jean (Haiti) Foto: Teresa Villarreal

Os líderes de turismo das Américas se comprometeram em reativar o turismo de maneira conjunta, fazendo do setor uma prioridade geral e adotando protocolos internacionais. Essa reativação aposta na inovação e na transformação digital, assim como em seguir avançando no turismo sustentável e reforçar os mecanismos de apoio aos profissionais e empresas afetadas pela pandemia.

O ministro do turismo da República Dominicana, David Collado, pontuou que o setor gera oportunidades de emprego a mais de 500 mil famílias e contribui com 15% do Produto Interno Bruto do país. 

A restauração da confiança nas viagens, a proteção das empresas e postos de trabalho e a garantia de que os benefícios da atividade de reativação do turismo sejam sentidos muito além do próprio setor, foram alguns dos principais temas de debate, no qual marcaram presença, além do ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, os ministros e vice-ministros de turismo da Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

OMT e Ministros de Turismo da América Latina (Foto: Teresa Villarreal)

Representantes de outros países participaram de forma virtual, como Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Nicarágua e Peru. As reuniões foram realizadas sob a coordenação, como país anfitrião, do Ministério de Turismo de República Dominicana e contou com a participação de representantes da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), a Autoridade de Aviação Civil Internacional (OACI) e a Associação de Hotéis e Turismo da República Dominicana, entre outros órgãos do setor.

No encerramento da reunião, os participantes firmaram a Declaração de Punta Cana, mediante a qual os líderes da região se comprometem em fazer do turismo um pilar do desenvolvimento sustentável e garantir um plano de ação eficaz e pertinente de recuperação pós-Covid.

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia