Navegação

Brasil e Portugal se unem para a 1° edição do Festival Verda[Experience]



Em parceria com o Greenfest – maior evento de sustentabilidade de Portugal, o festival Verda[Experience] fará um intercâmbio de programações e levará soluções de impacto social positivo do Nordeste e de outras regiões brasileiras para o continente europeu.

Para o Verda[Experience], “uma sociedade de inovadores sociais é possível”. Não à toa, este é o tema central – e do painel de abertura – do evento que nasce em formato 100% online e síncrono, com uma programação pautada nos impactos positivos gerados por pessoas e iniciativas que buscam soluções conscientes para problemáticas sociais e ambientais.

“O processo da pandemia global nos deixou com o senso de humanidade à flor da pele. As pessoas querem conhecer histórias inspiradoras, entender as oportunidades de transformação que surgem no mundo e, principalmente, contribuir com o movimento da inovação social”, explica Pedro Verda, cofundador da Verda, laboratório pernambucano de inovação social que assina o festival.

A programação, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2021, une sociedade civil a representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor e traz nomes como Úsula Corona, atriz, ativista contra a fome e embaixadora da ONU no World Food Programme; Angélica Nobre, cozinheira que leva oficinas de gastronomia sustentável para comunidades periféricas; Thomas Eckschimidt, escritor, cofundador e ex-diretor do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, cofundador e CEO da Conscius Business Journey; Negralinda, empreendedora social em gastronomia e turismo criativo; Lucas Foster, fundador do Originals Network e do World Creativity Day; e Cláudio Nascimento, Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). 

A ativista Úrsula Corona e o escritor Thomas Eckschmidt participarão do evento / Foto: Divulgação



“Além de inspirar, vamos mostrar os resultados positivos já conquistados pelos convidados. Queremos que o público perceba, através de resultados tangíveis, que a inovação social é real e está bem ao nosso lado. Todo mundo tem um inovador social dentro de si, basta se conectar”, ressalta Lud Valença, cofundadora da Verda. 

Mostrando que inovação social e economia criativa caminham juntas, o festival promoverá, no dia do encerramento, a live “Brega de Bolso”, do cantor e compositor pernambucano Zé Gleisson. A celebração final chega também como símbolo de agradecimento a todos os artistas que presentearam as pessoas com programações culturais durante a pandemia. 

Tudo isso dialogando para além do Brasil! Já na primeira edição, o Verda[Experience] se mostra internacional e faz um intercâmbio de programação com o maior evento de sustentabilidade de Portugal – o Greenfest. O objetivo é unir forças, levar o potencial da inovação social brasileira para o continente europeu e fazer os brasileiros ampliarem os horizontes conhecendo histórias e experiências do país-irmão.

“Precisamos parar de nos enxergar como parte, como agrupamentos desconectados. Nós somos o todo! Precisamos quebrar as fronteiras para a inovação social. A tecnologia socioambiental desenvolvida aqui deve ser levada para outras regiões do mundo e vice-versa. Este é o caminho para construirmos uma sociedade formada por inovadores sociais, pessoas prontas para impactar positivamente em qualquer lugar”, destaca Pedro Verda

As inscrições para os participantes do Verda[Experience] – que também inclui a gratuidade em toda a programação do Greenfest – podem ser realizadas através do site www.somosverda.com.br .


Serviço:

O quê: Verda[Experience]

Quando: 28, 29 e 30 de maio

Onde: na plataforma do Greenfest Portugal (inscrições gratuitas através do site www.somosverda.com.br)

Outras informações: (81) 98895 0503

Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia