Navegação

IFEMA está de volta aos negócios e desenha uma estratégia de segurança da saúde para suas feiras


O pontapé de saída será no dia 22 de março com a celebração da HIP-Hospitality Innovation Planet, a primeira feira presencial na Espanha após um ano inteiro de hiato, a que se seguirão pelo menos cinquenta chamadas no mesmo formato.

O segundo grande motor económico de Madrid , como o IFEMA é reconhecido pela sua capacidade de impulsionar o emprego e a riqueza, começa a colocar as suas máquinas a pleno rendimento, após um ano de paralisação forçada excepto para a realização de eventos virtuais, ou alguns em formato híbrido como o MBFWMadrid Porta de entrada. A afirmação foi feita por José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo da IFEMA e Eduardo López-Puertas, Diretor Geral da IFEMA.

Boas notícias para Madrid pelo efeito impulsionador que exerce em vários sectores da economia, que atingirá o seu nível máximo em Maio com a chegada da FITUR , que este ano também tem uma dupla conotação; por um lado, como campeã da mobilidade internacional, sendo a primeira feira europeia deste âmbito a realizar-se presencialmente, e como serviço público, sendo uma edição emblemática para promover a valorização da indústria do turismo.
Explorando novas oportunidades por meio da digitalização

Apesar da impossibilidade de realizar a sua atividade habitual, a IFEMA tem investido tempo e conhecimento no desenvolvimento de novas formas de geração de valor para as empresas e a sociedade . E isso foi possível graças ao processo de digitalização que nos permitiu explorar novas possibilidades e extrair novas vantagens.

Um esforço para acelerar a digitalização de feiras e eventos, e continuar a ser, apesar da pandemia, um catalisador econômico capaz de ativar oportunidades de negócios e conhecimento. Daí o trabalho de conceber as funcionalidades de uma plataforma que reunisse a oferta e a procura de inúmeros setores, como tem sido a história de sucesso FRUIT ATTRACTION LIVEConnect totalmente digital , mas capaz de mobilizar contactos, fechar negócios e gerar expectativas para o futuro. Com este mesmo modelo, um total de 16 feiras virtuais estão prontas para sua celebração progressiva ao longo de 2021 , como a que está sendo realizada atualmente interSICOP LIVEConnect.

Este desenvolvimento digital tem sido possível graças ao projeto de transformação, já iniciado em 2020, mas que deu o seu grande salto nos últimos doze meses, e no qual tem trabalhado mais de um terço da força de trabalho do IFEMA, com iniciativas muito elevadas. para o desenvolvimento de plataformas digitais próprias, novos serviços de valor agregado, bem como projetos de business intelligence, entre outros.
A atividade retorna ao IFEMA

O novo contexto de esperança que marca a evolução das vacinas e a diminuição da incidência de infecções tem levado a IFEMA, segundo o seu Presidente, José Vicente de los Mozos, “a se reunir muito mais cedo com o seu objetivo de minimizar progressivamente o impacto da ERTE no que a força de trabalho está dentro, programando uma diminuição do grau de afetação para poder enfrentar toda a programação de eventos prevista para 2021 se as circunstâncias permitirem ”. Será feito -como acrescenta- em três etapas, começando em meados de março com a incorporação de 40 pessoas com mudança de afetação; Em 5 de abril, a força de trabalho estará com 90% de ocupação para chegar a 4 de maio para restaurar 100% dos funcionários da IFEMA ”.

Um compromisso intimamente ligado ao de dar resposta ao máximo possível a todo o calendário de eventos previsto para 2021. Um exercício que quer ser o ano de recuperação do IFEMA, com um calendário de mais de cinquenta feiras presenciais programadas, todas deles enriquecidos com máquinas virtuais de conteúdo capazes de romper com a sazonalidade e amplificar públicos. Assim, consolida-se o conceito de hibridização em feiras, que confere maior potência e abrangência a essas plataformas fundamentais de negócios.

A largada está marcada para março, onde acontecerá a primeira feira presencial na Espanha em 2021: HIP, Hospitality Innovation Planet, o grande evento de inovação para profissionais da hotelaria e restauração, entre os dias 22 e 24 de março . Um mês em que os formatos digitais vão continuar a ganhar ímpeto, com o anúncio de 7 feiras exclusivamente digitais na plataforma LIVEConnect, desde os sectores da padaria, pastelaria, educação e tecnologia até à educação. Da mesma forma, o programa de animação também recupera a sua encenação em março, com a estreia de mais uma grande mostra para o público familiar com a recriação do mundo dos SuperThings , no Espaço 5.1.

Em abril haverá mais feiras e eventos presenciais como a ESTAMPA , Feira de Arte Contemporânea , e híbridos, como a passarela MBFWMadrid, além de 4 feiras digitais, ligadas aos setores de tendência e estilo de vida.

Todo um prelúdio para os meses de maio e junho , que inclui a celebração de 5 feiras presenciais por mês. Entre elas, a primeira grande experiência de mobilidade internacional na Europa, como a FITUR , que levará a estratégia de segurança sanitária do IFEMA à sua máxima expressão. Finalmente, e como encerramento do primeiro semestre do ano, o grande evento Internacional de Arte Contemporânea, ARCOmadrid, chegará em julho , comemorando seu 40º aniversário este ano.
Maximize a segurança

Para que esta reativação seja possível, em que o IFEMA trabalha há um ano para organizar eventos seguros, em espaços com as melhores garantias para os participantes, foi imprescindível conceber um estratégia de saúde elaborada . Neste contexto, a IFEMA desenvolveu um ambicioso protocolo que reúne todas as medidas necessárias para organizar o fluxo de participantes e a sua mobilidade ; estabelecer controles de capacidade ; as distâncias interpessoais ; a eliminação do contato direto por meio do registro digital; a medição da temperatura corporal ; a ampliação dos corredores e a incorporação das mais recentes tecnologias para onúmero de participantes e, principalmente, para renovação de ar em pavilhões , entre outras novidades na área.

Precisamente um dos principais valores desta estratégia é o sistema de ventilação único dos pavilhões IFEMA , que renova todo o ar 5 vezes por hora, podendo renovar todo o ar do pavilhão em pouco mais de 20 minutos, mantendo a temperatura de conforto em todos os momentos. Uma tecnologia que, aliada aos grandes volumes e aos tectos altos, torna as condições do ar respirado nas feiras equivalentes ao ar livre, garantindo a não recirculação do ar, sistemas de filtragem e manutenção das condições de conforto.

Todos estes protocolos foram reconhecidos com a certificação AENOR , e implicam o acompanhamento rigoroso do cumprimento de todos os requisitos através do grupo de vigilância de segurança anti-COVID, criado para o efeito e em que participam diferentes áreas do IFEMA.
Um ambiente seguro para FITUR

O que realmente se apresenta como o maior desafio para a IFEMA, segundo Eduardo López-Puertas, diretor geral da IFEMA, “devido ao impacto internacional e à relevância de um setor estratégico como o turismo, é realizar uma edição da FITUR que garanta o máximo o nível de segurança a todos os seus assistentes ”. “A FITUR foi a última feira do mundo realizada em 2020 e temos o orgulho de ser a primeira e única feira realizada em 2021 em todo o mundo. Para isso, foi dado um passo decisivo com a obrigatoriedade de disponibilizar a todos os participantes para o seu credenciamento e acesso à feira, testes antigénicos e PCR, disponibilizando à feira uma área de saúde para a realização do teste in situ ” .

Esta estratégia de segurança vai um passo além para tornar Madrid também um espaço seguro. Nesse sentido, o IFEMA uniu esforços com as administrações públicas e com os diversos setores envolvidos para estender o conceito à cidade. Para o efeito, estão a ser desenvolvidos trabalhos, entre outros com a Associação Empresarial de Hotelaria de Madrid, para que o participante FITUR que pretenda permanecer em ambiente seguro em todos os momentos possa utilizar hotéis, transportes e ainda outros tipos de restaurantes e espaços de lazer que se comprometem a manter este padrão, estabelecendo circuitos em Madrid para os milhares de visitantes que virão à FITUR.

É, portanto, um grande desafio que sem dúvida a colocaria na melhor prova para validar o modelo no sentido de revitalizar a indústria do turismo e recuperar o turismo de negócios.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia