Navegação

Exames de mamografia registra queda no Brasil e preocupam especialistas!

Cerca de 1 milhão de exames deixaram de ser realizados  até o segundo semestre de 2020 / Foto: Reprodução/Google



No mês dedicado às mulheres, não se pode esquecer dos cuidados com a saúde das mamas. Como recomendado pelo Sociedade Brasileira de Mastologia, o auto-exame é recomendado apenas como um auto conhecimento das mamas sendo a mamografia o exame de escolha para rastreamento e o que permite fazer um diagnóstico mais precoce, já que este tipo de câncer lidera o número de mortes pela doença. 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

Há tratamento para o câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019,  foram registradas cerca de  2.131 mamografias realizadas no SUS e, em 2020, aproximadamente   1.132.237 exames . Esses números correspondem ao período entre os meses de janeiro e julho e mostram uma redução de 47% na procura pelos exames. 

“Devido à pandemia do Coronavírus, as pessoas ficaram com medo de sair de casa e até retornar às consultas médicas para mostrar os exames. Isso piora ainda mais o quadro e a evolução do câncer de mama”, alerta a mastologista Marcia Pedrosa

Marcia Pedrosa - Mastologista / Foto: Divulgação



Além disso, os especialistas estão observando que nos últimos anos há um maior número de mulheres jovens acometidas pelo câncer de mama. “Ainda não sabemos se o motivo desse aumento do diagnóstico seria uma maior realização de exames nessas pacientes ou se por uma maior exposição aos fatores de risco como stress, obesidade, sedentarismo, maior ingesta de álcool”, conclui.


Serviço: 

Memorial Oncologia 

Endereço: Rua das fronteiras, 175 

Fone: (81) 2138-0777 


Rio Mar Trade Center   

Endereço: Rua República do Líbano – Torre 3, sala 1802  

Fone: (81) 9964724-99 / 30405999

Compart.

Redação Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia