Navegação

BTM confirmada: novas Áreas, RoadShows e Consolidação entre principais Feiras do Brasil

Breno Mesquita  Diretor da BTM na abertura do Festival JPA em 2019

Em novembro de 2018, durante a WTM Londres, os diretores do então Festival de Turismo de João Pessoa, Breno Mesquita e Claudio Junior buscavam por parceiros internacionais para o evento, que a partir daquele ano passaria a se chamar JPA Travel Market. Mas foi o encontro com um parceiro brasileiro que marcou o início da mudança de status do evento.

Em uma reunião com o secretário de turismo do Ceará, Arialdo Pinho, Claudio e Breno apresentaram os planos para uma expansão do evento, que após oito edições se consolidava como uma das principais feiras de turismo do Brasil, com fedbacks positivos de expositores, buyers e visitantes. Apesar do sucesso, o crescimento de JPA dependia de fatores como espaço e conectividade, algo que João Pessoa não poderia lhe oferecer naquele momento.

O Ceará, por sua vez, vivia um momento de grande destaque como destino turístico. O investimento em promoção fez o estado despontar na atração de visitantes nacionais e internacionais, o que foi potencializado pelo hub do Nordeste no Aeroporto Internacional de Fortaleza, que ampliou a malha doméstica do estado e lhe garantiu ligações diárias com a Europa. Mas, para Arialdo Pinho, a presença constante de uma grande feira de turismo poderia potencializar ainda mais a promoção turística.

De um lado, espaço de um dos centros de convenções mais modernos do país, conectividade e apoio de um governo que vivia um momento de forte investimento na promoção turística. De outro, uma feira, que apesar de concentrada em João Pessoa ganhou status de “A Feira de Turismo do Nordeste”, com interesse de buyers e uma presença Internacional crescente.

Os objetivos complementares resultaram meses depois na criação da Brazil Travel Market, a BTM, que com o novo nome já nascia com a expectativa de estar entre as três maiores feiras de turismo do país. O anúncio ocorreu em outubro de 2019, após a realização da 9ª JPA Travel Market, primeira e única vez do evento com este nome. A JPA Travel Market saia de João Pessoa para consolidar sua expansão como Brazil Ravel Market em Fortaleza, a partir de outubro de 2020.

Claudio Junior e Breno Mesquita em reunião com Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará durante a WTM Londres, em novembro de 2018. Roy Taylor, do M&E, participou do encontro.

Breno Mesquita, Arialdo Pinho, Claudio Junior e Bruno Mesquita durante o anúncio da BTM, em outubro de 2019.

Mas a expectativas foram substituídas por incertezas em março de 2020, quando a pandemia de covid-19 paralisou o setor de turismo e resultou no cancelamento de feiras e eventos.Em um primeiro momento, a organização manteve a data, o que colocou a feira em uma concorrência com Abav Expo e WTM LA, todas em um intervalo de menos de um mês.

Mas com a evolução da pandemia do Brasil, a BTM, anunciou, no fim de março, o adiamento do evento para maio de 2021. Mas para o fim de 2020, em novembro, a organização comunicou um novo adiamento para outubro, retornando o evento para o mês em que tradicionalmente era realizado o Festival de Turismo de João Pessoa.

UM ANO DEPOIS…EVENTO CONFIRMADO

Anúncio das novas das da feira, divulgado em novembro.

Em meio a incertezas sobre a viabilidade de se realizar grande eventos, o setor viu, em novembro, a realização de Festuris, em Gramado, como um sinal de que, com cuidados sanitários e normas de segurança, seria possível retomar os eventos do setor. Com esta visão, e também o apoio do trade turístico, os diretores da BTM confirmaram a realização da feira em 2021.

“Está confirmada, com certeza. Estamos organizando o formato das caravanas, renovando com expositores da última edição e conseguindo novos. Teremos um maior número de expositores nacionais”

Mais do que uma retomado do setor de turismo, o evento atende aos interesses de players do setor, que mesmo aprovando a experiência de eventos virtuais do último ano sentiram a falta do networking dos eventos presenciais. “O mercado todo está vendo a feira de uma forma muito positiva. A gente nota que o mercado precisa de um evento presencial. É um mercado de muito contato pessoal e o que a gente ouviu foi que sentiram muita falta disso no ano passado. O online na feira não consegue atender a essa a demanda”, ressalta Junior.

Claudio reforça que a feira está preparada para o desafio de um evento presencial na pandemia.

“Estamos organizados para atender a todas as exigências e garantir a segurança dos participantes. Estamos de olho no que acontece a cada dia e preparados para seguir todas as orientações do governo do Ceará”.

Claudio Junior, diretor da BTM

A prova da boa aceitação da feira no mercado são os expositores de destaque confirmados para o evento, como Air Canada, Coris, Ceará, Vila Galé, Expedia, MasterOp, Noronha Brasil e MSC Cruzeiros. Alguns já haviam assinado contrato antes da pandemia e mantiveram sua participação, outros já fecharam apostando nos novos produtos adaptados ao cenário atual. “O mercado tem mudado muito, muitas empresas não resistiram à pandemia e outras mudaram seus produtos. É preciso mostrar essas novidades ao mercado”, explica o diretor

Os contratos fechados são resultado do trabalho de uma equipe comercial de 12, que cresceu proporcionalmente ao evento. “Nos primeiros anos as vendas se concentrava praticamente comigo, Bruno e Breno (Mesquita, diretores do Festival). Agora temos 12 pessoas vendendo a BTM, no Ceará, São Paulo e Miami”, explica Claudio.

Além de Claudio Junior, Breno Mesquita e Bruno Mesquita, a BTM é comercializada por duas empresas no Ceará, uma equipe em João Pessoa, um representante comercial em Miami, nos Estados Unidos, além de outros três em São Paulo, entre eles Lawrence Reinisch (ex-WTM), que foi contratado no fim de 2019 como diretor de novos negócios da feira.
ROADSHOWS E NOVAS ÁREAS

Este ano, o evento contará com mais três áreas temáticas: Luxo, Operadoras e Tecnologia. Elas se juntam à já conhecida área de Estados Unidos, um dos destaques da feira, que já conta com Visit Florida e o Camila’s, restaurante de comida brasileira, entre os expositores. O evento ainda contará com rodadas de negócios, fóruns, capacitações e as tradicionais caravanas

As novidades serão apresentadas na próxima série de roadshows da BTM, que está prevista para iniciar em maio. As apresentações vão passar por São Paulo e depois seguem para outras cidades do Sudeste e então para o Norte do Brasil. Os roadshows da BTM já passaram por Orlando, em março do ano passado, e pelo Nordeste em outubro. Nesta próxima será possível ter uma ideia de todas as ações confirmadas para feira.

Fonte e Crédtos Mercado&Eventos
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia