Navegação

Vinho X Coração: Especialista recomenda cuidados com o consumo de bebidas alcóolicas!

Foto: Google/Reprodução



Após as confraternizações e festas de fim de ano, a chegada das férias acaba se tornando uma desculpa perfeita para aumento no consumo de bebidas alcóolicas. É comum ouvir que vinho faz bem ao coração e, por isso, muitas pessoas aderiram ao hábito de beber uma taça por dia. Mas, afinal, isso é mito ou verdade?

O que se sabe sobre as propriedades do vinho e seus impactos no organismo é que ele pode sim prevenir doenças cardiovasculares, diminuir a pressão e ajudar a controlar o colesterol. Segundo o cirurgião cardiovascular, Alexandre Magno, a fonte principal de tantos benefícios está em uma molécula chamada resveratrol.

“Essa substância impede a formação de placas de gordura nas artérias e vasos sanguíneos, melhorando a elasticidade das veias e a circulação. Dessa forma, evita infartos, entupimento das artérias e outras doenças graves relacionadas ao coração”, explica.

Alexandre Magno, cirurgião cardiovascular / Foto: Divulgação


No entanto, para o médico, é importante ressaltar que o consumo deve ser controlado. “O vinho é uma bebida alcoólica e o exagero, por outro lado, pode trazer prejuízos à saúde. Deve-se ingerir o equivalente a 250ml”, diz ele. Lembrando que essa é uma medida diária, ou seja, também não se obteria os mesmos benefícios se o uso fosse esporádico.

Apesar do vinho branco possuir uma quantidade significativa de antioxidantes, o vinho tinto se destaca no quesito benefícios à saúde, devido à maior concentração de resveratrol nas uvas utilizadas para fabricação da bebida. 

Nos vinhos brasileiros analisados por pesquisadores, entre as opções foi encontrado uma quantidade de 5,75 mg/L, o mesmo nível dos rótulos franceses, considerados referência neste quesito.

Compart.

Jefferson Victor

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia