Navegação

'Conexões do Cuidar' traz olhar sensível sobre a Covid


A disseminação do novo coronavírus transformou rotinas e relações mundo afora, entre elas, a visitação àqueles que estão internados e isolados de seus familiares e amigos. A mostra “Conexões do Cuidar”, uma iniciativa da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, em parceria com a ONG ImageMagica, que há 14 anos utiliza a fotografia como ferramenta de humanização dentro de hospitais, apresenta 20 painéis sobre o projeto de mesmo nome que tem como missão diminuir a solidão desses pacientes por meio de videochamadas.

“Após visitarmos alguns hospitais, vimos de perto o quão desolador é o isolamento dos pacientes, ao mesmo tempo em que é angustiante para as famílias que aguardam o boletim médico”, explica o fotógrafo e fundador da ONG, André François, sobre como surgiu essa iniciativa.

Os profissionais de saúde também são acolhidos no projeto com os crachás humanizados, que consiste na produção e impressão de retratos do profissional sem a paramentação – uma maneira de gerar identificação e humanizar os atendimentos por trás das máscaras e dos EPI’s.

A exposição, que contempla registros da equipe da ONG durante a atuação do projeto em mais de 20 hospitais pelo Estado de São Paulo, começa em dezembro, na estação Fradique Coutinho, e segue para as estações Paulista e Luz, em janeiro e fevereiro de 2021, respectivamente.

Para Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro, a iniciativa integra o compromisso da concessionária com a sociedade. "Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações um espaço que incentive um olhar mais atento e cuidadoso ao próximo, principalmente nesse momento tão delicado que estamos enfrentando de pandemia mundial”.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, a exposição também estará disponível, ao longo do período em que será exibida na estação, nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e no Instagram (www.facebook.com/ViaQuatroSP e www.instagram.com/viaquatrosp).

Serviço

Exposição “Conexões do Cuidar”

Estação Fradique Coutinho - Até 08 de janeiro de 2021

Estação Paulista – de 11 a 21 de janeiro de 2021

Estação Luz – de 01 a 26 de fevereiro de 2021
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia