Navegação

As duas Espanhas

Estas duas Espanha também se manifestam do ponto de vista ou perspectiva econômica, no sentido de status econômico (Arquivo)

A bipolaridade da sociedade espanhola não contribui em nada no sentido de fortalecer uma nação, que agora precisa mais do que nunca remar na mesma direção.

Acontecimentos políticos, econômicos e sociais transformaram a sociedade espanhola em duas Espanha.

O governo social-comunista, com os independentistas, com os herdeiros do ETA, e com os extorsionários do PNV, fazem parte da Espanha; pelo contrário, o que poderíamos chamar de centro direita, PP, VOX, CS, compõem a outra Espanha.

Estas duas Espanha também se manifestam do ponto de vista ou perspectiva econômica, no sentido de status econômico. De um lado , os políticos , sindicalistas, banqueiros, as empresas IBEX, o funcionalismo público (incluindo todo o Poder Judiciário) onde a crise econômica não teve o impacto que, por outro lado, atingiu milhares de cidadãos de forma devastadora. no desemprego, aos milhares de cidadãos que não receberam o ERTES, aos milhares de pequenos e médios empresários condenados à falência, em suma a uma classe média empobrecida.

Por outro lado, várias leis aprovadas no Parlamento e outras pendentes de aprovação, endossam as duas Espanha. A Lei Celaá, a Lei da Eutanásia, a Lei do Orçamento e a futura Lei da Memória Democrática são exemplos claros e óbvios das duas Espanha.

Neste contexto econômico de desigualdades, reiteramos os diferentes sistemas fiscais aplicados pelas Comunidades Autônomas, o que conduz à desigualdade em várias Espanha.

A bipolaridade da sociedade espanhola não contribui em nada no sentido de fortalecer uma nação, que agora precisa mais do que nunca remar na mesma direção.

E no meio das duas Espanha vivem mais de dez milhões de aposentados sob a constante e permanente ameaça de falência do sistema de pensões.

A solução está nas mãos de nossos líderes. A Constituição espanhola, como marco de uma convivência pacífica em uma sociedade não fragmentada, deve ser a referência para a harmonia.


Miguel Bernad Remón,
Jurista e Secretário Geral do Sindicato Mãos Limpas.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia