Navegação

Ano Novo pode aumentar o risco de acidentes caseiros com fogos de artifício”

 



Na última década foram registrados mais de 5 mil acidentes com fogos. Festas caseiras podem fazer esse número crescer ainda mais

O aumento dos casos de Covid-19 veio acompanhado da recomendação de que as comemorações de Ano Novo sejam realizadas em casa. Com isso, famílias e grupos de amigos que costumavam participar de eventos profissionais podem tentar garantir o "show da virada" de forma amadora, com produtos pouco seguros e baterias caseiras, e por isso especialistas já temem o aumento dos acidentes com fogos de artifício. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), nos últimos dez anos foram registrados mais de 5 mil acidentes com fogos, a maioria com homens. Além disso, 39% das internações envolvem crianças e adolescentes de até 19 anos.

A especialista Cynthia Veiga, que é enfermeira e consultora da Vuelo Pharma, marca que desenvolve produtos utilizados no tratamento de queimaduras, alerta sobre o uso incorreto dos fogos. “As pessoas passaram por um ano difícil e existe o receio de que no Ano Novo os acidentes aumentem em casa. Além disso, ainda que o número não cresça, é importante lembrar que atualmente o sistema de saúde já está sobrecarregado atendendo os milhares de casos de Covid-19. O cuidado com acidentes deve ser redobrado”, diz.

De acordo com a enfermeira, os acidentes ocorrem principalmente devido à leitura incorreta das instruções do fabricante. “As pessoas não leem as instruções, carregam o produto nos bolsos e muitas vezes acendem próximo ao rosto. São fatores que contribuem para explosões que podem causar queimaduras graves, amputações ou até mesmo a morte”, afirma.

Como proceder em casos de queimaduras

A primeira recomendação em caso de queimaduras é lavar com água corrente, não cobrir o ferimento, não passar nada além de água e procurar atendimento médico nos casos mais graves. 

Compart.

Jornalismo Revista Fácil

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia