Navegação

Festival Flor do Mangue se encerra com êxito em Tamandaré (PE)


Flor do Mangue (Fotos)

O Portal Sul Consórcio, através do IGRAM, e o Sebrae/PE realizaram com êxito,  a  edição do Festival Flor do Mangue, de 9 a 12 de dezembro em Tamandaré, na Região Turística Histórica, dos Arrecifes e Manguezais de Pernambuco, com o apoio dos municípios consorciados de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. 

Mais de 600 pessoas circularam pelo Forte Santo Inácio de Loyola nos quatro dias de evento, respeitando todas as diretrizes do Protocolo de Prevenção da Covid-19 com uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com dispensers de álcool gel disponíveis em todos os espaços e atividades.




Foram mais de 15 atrações nos temas turismo, artesanato, agricultura familiar, meio ambiente, cultura, gastronomia, empreendedorismo social e pesca, quatro oficinas com certificação do Sebrae/PE, três aulas-show de gastronomia transmitidas ao vivo pela internet e mais de 20 horas de programação.

 “Apesar de todas as adversidades e deste difícil momento que vivemos com a pandemia da Covid-19 conseguimos realizar mais uma edição do Festival Flor do Mangue levando um pouco de alegria, esperança e valorização aos artistas e talentos da nossa região”, afirma a superintendente do Núcleo do Turismo do Portal Sul Consórcio, Lizete Maioli.


As apresentações com os artistas da terra (chefs, palestrantes e músicos) foram o ponto alto do evento garantindo visibilidade aos talentos da região como a chef Zezé Nascimento, do Restaurante Frente de Quintal, o chef Vinícius Fernandes, do Arena Eco Pub, além do intercâmbio com o chef Francisco Jafs, do Instituto César Santos. Destaque ainda para o espetáculo natalino do grupo Samburá Encantado, o lançamento do Hino do Forte com letra da historiadora Maria do Carmo Ferrão, a roda de conversa com o professor Romero Silva de Albuquerque sobre cultura, consciência negra e a importância dos movimentos culturais, além da voz e violão de Luciano Luiz. 




Dos municípios vizinhos, Rio Formoso brilhou na noite de encerramento com a emocionante apresentação ao ar livre da Banda Municipal Filarmônica São José e a alegria da Banda Incomuns com uma apresentação intimista embalando a Arena Gastronômica. O público também aproveitou para fazer a feira com os produtos da Agricultura Familiar.

Na Arena Gastronômica, a chance de mostrar o trabalho de culinária artesanal para o público, apresentar novos sabores e crescer enquanto empreendedor. É o caso da Carol, da barraca de Dona Maria do Siri, de Rio Formoso, com o fungi feito de mandioca mole e caldinhos. “A gente vendeu muito bem no primeiro dia e trouxemos o dobro da quantidade para o segundo dia. Despertamos para a gastronomia com o incentivo da nossa professora do curso de Recepcionista de Meios de Hospedagem. A professora pediu para pesquisarmos mais sobre a cultura e comidas típicas e foi assim que começamos”, afirma.

Aliás, durante o Festival Flor do Mangue foi realizada a entrega dos certificados aos alunos dos cursos de Recepcionista de Meios de Hospedagem e de Condutor Ambiental, realizado pelo IGRAM e Senac/PE, o que garantiu aos estudantes uma cerimônia inesquecível. 


Nos primeiros dois dias do evento, o Sebrae/PE realizou as oficinas de Scrapbook, Tapiocas Gourmet, Empreendedorismo feminino no território turístico, Planejamento e formação de preço para empreendedores do território turístico. Outro importante momento de capacitação foi o debate sobre Pesca, Cultura e conservação ambiental, que contou com a presença da comunidade científica liderada pela professora Beatrice Padovani e representantes das Colônias de Pescadores.

“Foi um grande desafio realizar o festival no período de pandemia com várias restrições, mas atendemos ao protocolo de biossegurança elaborado pelo Portal Sul Consórcio e o público compreendeu a nossa proposta. Pela primeira vez, fizemos a transmissão pelas redes sociais, uma inovação que essa edição trouxe e temas muito interessantes trazidos ao debate como o movimento negro e o empreendedorismo feminino”, comentou a turismóloga Ana Cristina Morais. 

O Flor do Mangue tem como objetivo atuar em três pilares para o desenvolvimento regional pela cultura, turismo e econômico-social. Atua na valorização da arte nas mais diversas expressões como dança, fotografia, música e artesanato. Busca aumento no fluxo de visitantes para a região, além de promover a capacitação do microempreendedor da comunidade para comercializar sua produção estimulando parcerias e ações associativas. É realizado pelo Sebrae/PE com o Portal Sul Consórcio, o apoio institucional das Prefeituras municipais de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, da administração do Forte Santo Inácio de Loyola, além de parceiros como Senac, Réveillon Carneiros, Life Studio, Rede Mares, Canoé Artesanato, Costa do Sol Pousada e Pousada Solar da Praia.

Siga-nos: @festivalflordomangue @igram_pe

 

 

 

Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia