Navegação

Che Guevara: de abusador de mulheres e assassino de homossexuais a símbolo progressista

Muitos dos que usam camiseta com a cara do Guevara não o conhecem de verdade

Em 21 de julho de 1957, em plena Sierra Maestra, Fidel Castro nomeou Ernesto Guevara como comandante. (Arquivo)

Por Hugo Marcelo Balderrama

Basta olhar para os desfiles feministas, os protestos de rua de radicais de esquerda, os muros das universidades estaduais e alguns desfiles da comunidade LGTB para perceber que a figura de Che Guevara se tornou um fetiche progressista. Paradoxalmente, muitos dos que vestem uma camiseta (camisa para meus leitores Argentinos) com a cara de Guevara não o conhecem de verdade.

Desde o início da juventude, Guevara saciava seus impulsos sexuais com vários dos empregados de sua casa e de seus familiares (sim senhores, o anticapitalista e lutador social tinha empregados). Uma delas foi a empregada Jacinta, uma senhora de 72 anos, de quem Guevara abusou quando visitou a casa de seus parentes em Buenos Aires, segundo seu primo Fernando Córdova.

Ao se formar em um médico (alguns dizem que ele nunca se formou), Guevara decidiu realizar outras de suas famosas viagens (já fez uma antes) pela América Latina. Mas havia uma pequena dificuldade: sua namorada María del Carmen Ferreyra.

Como a companhia de viagens não podia mais se atrasar e o espírito aventureiro era maior do que tudo, até o entusiasmo pela nova profissão, Guevara comunicou à namorada a sua posição categórica através da seguinte epístola: «Sei o que te amo e o quanto te amo . Mas não posso sacrificar minha liberdade pessoal por você. É sacrificar-me, e eu sou a coisa mais importante do mundo, já te disse ». Além de sua decisão pessoal, a carta nos mostra que Guevara era o completo oposto do altruísta e abnegado que seus apologistas nos mostram.

Já no México - onde conheceu Fidel Castro, começou a ler marxismo e recebeu o apelido de Che - sua ocupação era a de fotógrafo de rua. Mas sua principal fonte de renda era a ativista marxista Hilda Gadea - que ele conheceu na Guatemala. Guevara sabia que esse relacionamento não duraria, mas ele precisava dela para apoio financeiro.

Em 21 de julho de 1957, em plena Sierra Maestra, Fidel nomeou Ernesto Guevara como comandante. A nova posição apenas acentuava seus traços psicóticos, pois começariam os piores momentos para seus próprios companheiros de armas. Por exemplo, a execução de Eutimio Guerra, assassinado sem provas suficientes, conforme relatado por Jaime Costa (parceiro no assalto ao quartel de Moncada com Fidel Castro ). Vários suspeitos de covardia ou possível deserção tiveram o mesmo destino, e até por não gozarem da simpatia de Guevara.

Che demonstrou um ódio especial pelos homossexuais, que considerava pervertidos sexuais. Em 1960, Guevara fundou o campo de trabalho Guanahacabibes, destinado a reeducar grupos que a ditadura comunista considerava contrários à sua ética revolucionária, entre eles os homossexuais, que sofreram maus-tratos, estupros e até execuções naquele complexo, presididos por um grande cartaz que - no estilo de Aushcwitz - afirmou: "O trabalho vos fará homens."

Então, como explicamos por que o rosto de Che aparece nas marchas do orgulho gay hoje?

Após sua morte na Bolívia, talvez o maior feito do exército boliviano, Fidel Castro se encarregou de canonizar a figura de Guevara e transformá-lo no símbolo revolucionário por excelência, afinal, Che morreu jovem e lutando em uma guerrilha , características que ajudam a reciclar a sua imagem quando as condições históricas o justificam, algo que o Fórum de São Paulo já fazia no início dos anos 90.

Como podemos perceber, Che é um mito que pode ser usado em uma bandeira de futebol, em uma camisa dos Estados Unidos ou como um estandarte de causas que Guevara teria desprezado, ou mesmo fuzilado, seus promotores. 

*Hugo Marcelo Balderrama é um economista boliviano com mestrado em administração de empresas e doutorado em economia .
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

2 Comentários:

  1. A maioria dos homossexuais são de esquerda mas não sabem nem porque, pois nem sabem quem foi Che Guevara !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não o conhecia mas posso lhe dizer com toda certeza que a direita não respeita e abomina homossexuais,usam religam p/ " curar" ,perseguir e matar então vc já tem suas resposta.

      Excluir

Adicione seu comentário sobre a notícia