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3 Perguntas a Bruno Reis (presidente da EMPROTUR) sobre as campanhas de marketing, malha área e retomada do turismo


Bruno Reis, Presidente da Emprotur (Foto: Rogério Almeida)

Rogério Almeida: Quais as campanhas de marketing do turismo potiguar, no momento?

Bruno Reis: O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Empresa de Promoção Turística Potiguar (Emprotur), lançamos a campanha “Visite Rio Grande do Norte”, que vem de uma migração da campanha de 2017, "Tudo Começa Aqui", e que faz parte do Plano de Retomada Turística apresentado em junho e busca apontar os aspectos que destacam o RN como o melhor e mais seguro destino de viagem, enfatizando as estratégias colocadas em prática para proteger a segurança do turista e dos moradores. 

As diretrizes da campanha são embasadas por pesquisas realizadas pelo setor de Inteligência da Emprotur. A percepção de como o fluxo turístico se movimenta neste momento de retomada avalia transformações estruturais, como a alta demanda pelo turismo doméstico e viagens de curta distância, além da busca por destinos baseados em atrativos naturais e seguros. Neste sentido, o ‘Visite Rio Grande do Norte’ dá ênfase ao público local, regional e aos principais emissores a nível nacional. 
Com o mote “um mundo pra você aproveitar”, a campanha conta com imagens veiculadas no perfil oficial de promoção turística do Estado, o @VisiteRioGrandedoNorte, uma campanha online e prevê o lançamento de dois curtas, cada um com foco em público distinto (interno ou externo), além de site exclusivo. A intenção dos filmes é dar amparo visual às mensagens da campanha, utilizando linguagem humorada, regionalista e que promova os principais destinos turísticos.

Para o público interno, a ideia é que o potiguar realize mais viagens pelo RN. A marca para este público é “Meu Rio Grande do Norte”, que conversa com o cidadão potiguar. Uma etapa da campanha também é direcionada aos agentes de viagens e operadores de turismo. Uma das metas é evidenciar conquistas como o selo Safe Travels do WTTC, do qual o RN foi pioneiro como Estado, e o selo local Turismo+Protegido, que realizou capacitações dos profissionais do turismo pelo Senac/Sebrae.

Lançamos o projeto turismo cidadão com a Nota Potiguar, uma parceria com a Secretaria de Tributação   para que o cidadão do Rio Grande do Norte possa trocar seus pontos por diárias e meios de hospedagem e passeios de buggy.

RA: O trabalho em conjunto com outros estados do nordeste visando captar eventos e receber os turistas, é possível , inclusive a malha aérea do nordeste?

Bruno Reis: Sim e Náo Não. Em alguns cenários para alguns mercados, sim. Mas não vejo esse cenário com tanta facilidade. Mas pode ser estudado para o mercado internacional no futuro. Em relação a malha aérea não temos um trabalho em conjunto com os estados do nordeste. O aeroporto de Natal deve ser relicitado em julho de 2021. E até março esperamos ter de volta o voo de Mossoró, pela Azul, para Natal e não Recife, como era antes.

RA: E sobre o retorno dos voos nacionais e internacionais, quais as expectativas?

Bruno Reis: A nossa expectativa agora em dezembro de 2020 é que possamos ter 80% do que a gente tinha em dezembro de 2019. Houve alteração na malha aérea de todas as companhias. A GOL Linhas Aéreas vai começar a operar um HUB não em Fortaleza, mas em Salvador.  Vamos ter 20 operações da Azul entre voos fretados e regulares. E aos poucos as demais companhias devem ter a malha definida. Quanto aos internacionais, a Gol deve voltar aqui a operar em março de 2021, assim como a TAP também em março

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