Navegação

Terceiro navio com gasolina iraniana entra em águas venezuelanas

O "Faxon" se aproxima da costa venezuelana com 234.000 barris de gasolina.

O "Faxon" completa a terceira frotilha de navios com gasolina que Teerã, capiatal do Irã, envia para dar oxigênio ao regime comunista de Nicolás Maduro

O petroleiro "Faxon", último da carga enviada pelo Irã há dois meses, chegou às águas venezuelanas neste sábado. A bordo do navio estão 234 mil barris de combustível expedidos pelo presidente do país islâmico, Hasan Rohaní. Esta remessa substitui a remessa com falha em agosto.

Segundo o Infobae, a embarcação esteve no início do fim de semana no nordeste do estado de Sucre, na Venezuela, segundo dados de rastreamento de navios da Refinitiv Eikon . Este acontecimento ocorre poucas horas após a chegada do segundo navio denominado "Fortune" à doca Amuay, no estado de Falcón.

O “Faxon” completa a terceira frotilha de navios com gasolina que Teerã envia para “abastecer” a Venezuela, apesar de o regime do país caribenho ser sancionado pelos Estados Unidos. Uma manobra clara executada para dar oxigênio a Nicolás Maduro, que atualmente se encontra assediado pela crise econômica que tem causado a corrupção de seu mandato.

Essa medida, em tese, apazigua o descontentamento que existe no país, produto das adversidades enfrentadas pelos cidadãos, que passam até uma semana em longas filas para estocar carros.

Soma-se a isso as falhas no serviço elétrico que se estendem por dias por toda a Venezuela, enquanto a pandemia do coronavírus acaba devorando a população, que se divide entre enclausurada em casas e morrendo de fome ou indo embora. para trabalhar e aumentar a lista de infectados no país.

Os interesses por trás do embarque de gasolina para a Venezuela

O embarque de gasolina do Irã para o litoral venezuelano se tornou uma prática constante que alimenta a dependência econômica do regime de Nicolás Maduro de seus "parceiros estratégicos". Progressivamente, essas operações também destroem os recursos econômicos que o país caribenho possui no exterior.

Prova disso é a recente declaração do General Seyyed Yahya Safavi, adjunto e alto conselheiro do Comandante Supremo das Forças Armadas Iranianas, ao informar que a Nação Islâmica recebeu pagamento em ouro pelo apoio que ofereceu à Venezuela.

"Demos gasolina à Venezuela e recebemos barras de ouro e trouxemos o ouro em aviões para o Irã para evitar qualquer incidente durante o trânsito"

Disse Seyyed Yahya Safavi à agência de notícias Mehr esta semana , de acordo com o Infobae.

Os anúncios deste porta-voz iraniano explicam as entregas de combustível à Venezuela de maio até agora. Um primeiro embarque foi feito com cinco navios, cuja carga ultrapassou um milhão de barris de gasolina.

Uma segunda operação, que pretendia abastecer novamente a Venezuela no início de agosto, foi neutralizada pelos Estados Unidos, quando apreenderam quatro navios com 1,1 milhão de barris de gasolina com destino ao Caribe, que posteriormente foram lançados para Houston, no Texas.

A ação foi realizada pelo Governo dos Estados Unidos a partir do parecer de um juiz do Distrito de Columbia que indicou como beneficiária da transação a Guarda Revolucionária do Irã, organização classificada como terrorista.

Fonte: https://es.panampost.com/
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia