![]() |
Inspirado no livro "A Casa de Bernarda Alba", o filme retrata o espetáculo criado por Clarisse Abujamra - Foto: Divulgação |
Clássico da dramaturgia, "A Casa de Bernarda Alba", foi escrita por Federico Garcia Lorca em 1936. E inspirou a atriz, diretora de teatro e coreógrafa brasileira Clarisse Abujamra a adaptar , fazer a concepção coreográfica e dirigir o espetáculo "As Filhas de Bernarda", produção feita em parceria com o estúdio de Flamenco Ale Kalaf, em 2019. A obra é sobre as relações entre mãe e filhas a partir da reclusão imposta por Bernarda após a morte do marido.
"As Filhas de Bernarda" narra, através da dança Flamenca, a história das cinco filhas constantemente censuradas em seus desejos e confinadas à solidão. Ainda assim, o desejo se impõe e traz momentos de euforia, dor, esperança e conflitos. Ivan Abujamra, diretor de cena da produtora Cine, além de estrear como iluminador de teatro, que esteve em cartaz no Teatro Sergio Cardoso em São Paulo, criou um filme a partir do espetáculo.
"Desde os primeiros encontros com a Clarisse no estúdio de Flamenco, acompanhei o desenvolvimento da narrativa e coreografia com o objetivo inicial de idealizar um desenho de luz para o espetáculo. Foram muitas etapas de ensaios, a maioria no estúdio de Flamenco da Ale Kalaf, depois um ensaio no estúdio da CINE onde fiz alguns testes de luz, até chegarmos no teatro", comenta Ivan Abujamra. Para o diretor da CINE, todo o desenvolvimento foi fundamental. "Ao mesmo tempo eu estava documentando fotograficamente todo o processo, o que me ajudou a estudar as formas, os movimentos e profundidades da dança, para finalmente desenvolver a iluminação final do espetáculo levando em consideração os cuidados e intenções da Clarisse e Bailarinas com a coreografia que leva a assinatura coletiva do elenco. Com todo este envolvimento eu estava enxergando o espetáculo de uma forma própria e tive a certeza que era hora de filmar uma das apresentações para expressar este olhar. Foi uma empreitada intensa e a entrega de todos os envolvidos foi fundamental para o resultado final", complementa.
![]() |
Ivan e Clarisse - Foto: Divulgação |
Todo o processo de filmagem foi realizado em apenas um dia. Para isso, foram necessários dois ensaios gerais e uma apresentação até que todos os takes fossem contemplados para um filme fiel ao espetáculo. Estiveram em cena as bailarinas Ale Kalaf, Carol Corrêa, Ximena Espejo, Fernanda Viana e Nina Molinero. "Quando vi o filme finalizado, entendi que havia ali algo maior. Agradeço à CINE, pela disposição em apoiar mais esse projeto e também a todos os parceiros que se aventuraram nessa produção", finaliza Ivan.
O resultado é um filme de 45 minutos, indicado como melhor filme na categoria filme de dança do London New Renaissance Film Festival (NRFF), com a estreia internacional no dia 10 de Setembro.
Música original composta por Allan Harbas, no cajon Lucas Ruedas, mixagem e Cello de André Abujamra. Com direção de fotografia de Ivan Abujamra e Eduardo Carapito, montagem de Lucas Camara, color grade de Sergio Cicinelli e supervisão de pós-produção de Marcos Eduardo.
Assista ao trailer:Dance Videos - NRFF London 2020 from NRFF on Vimeo.
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia