Navegação

UFPB lança livro sobre Turismo & Hotelaria no contexto da responsabilidade social


Luciano Medeiros/Luciane Albuquerque, Luiz Carlos Dias/Mônica Serrano

Sob a organização dos professores Elidio Vanzella, Adriana Brambilla, Maria Dolores Sánchez Fernandez e Martha Rios Manriquez, o Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizou gratuitamente para download, o livro "Turismo & Hotelaria no Contexto da Responsabilidade Social. 

A obra reúne trabalhos publicados por pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo professores e alunos dos cursos de turismo da UFPB e do Centro Universitário UNIESP, ambos de João Pessoa.

Dos trabalhos publicados se destacam a "Percepção dos gerentes do setor hoteleiro de João Pessoa sobre a gestão da diversidade", de autoria do professor Luciano de Santana Medeiros (Professor e Mestre em Administração), Luciane Albuquerque Sá e Souza (Doutora em Psicologia) e Mônica de Souza Serrano (Bacharel em Turismo).

professor Luciano Medeiros

Segundo o prof. Luciano Medeiros, o artigo apresenta um estudo de caso sobre como é percebido pelos gerentes de hotelaria de João Pessoa, a gestão da diversidade. E para isso foram entrevistados três gerentes de diferentes redes hoteleiras na Paraíba. 

"Constatamos que apesar dos gerentes entenderem o conceito e a importância da gestão de diversidade, nenhum dos hotéis possuem algum programa específico para a área", afirmou professor Luciano.

O outro artigo "Percepção dos guias de turismo sobre a atratividade, preservação e acessibilidade dos principais pontos turísticos de João Pessoa", além dos professores Luciano de Santana Medeiros e Luciane Albuquerque Sá, tem a participação como coautor do Bacharel em Turismo Luiz Carlos Dias Pedrosa.

                         Bacharel em Turismo Luiz Carlos Dias Pedrosa

Segundo Luiz Carlos, o artigo tem como objetivo investigar a percepção dos guias de turismo sobre a atratividade, preservação e acessibilidade dos principais pontos turísticos de João Pessoa (PB). 

"Em relação aos pontos fortes da infraestrutura dos atrativos turísticos do Centro Histórico de João Pessoa, os guias de turismo afirmaram que são a beleza e a conservação dos monumentos, e os pontos fracos, a falta de estacionamento para veículos e a falta de segurança, com a ausência de agentes de transito e policiais , e a falta de rampas de acesso para pessoas com deficiência", afirmou Luiz Carlos.

Já sobre a orla marítima de João Pessoa foram destacados como pontos fortes, a beleza e limpeza das praias, e como pontos fracos, a falta de estacionamento, segurança, banheiros públicos, agentes trânsito e policiais.

O artigo conclui que a infraestrutura de acesso aos atrativos turísticos de João Pessoa é deficitária, com necessidade imediata de intervenção dos órgãos públicos, visitando a melhoria dos equipamentos, visando a otimização da imagem da cidade, enquanto destino turístico.


Para o download do livro:
Compart.

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia