Navegação

Dia da tequila


Dia da tequila: seis coquetéis para curtir a data
 

 Quetzalli, único coquetel engarrafado com tequila do Brasil, apresenta receitas com destilado

No dia 24 de julho é comemorado o Dia da Tequila. A bebida é feita a partir de uma espécie vegetal específica: o Agave tequilana Weber, mais conhecido como agave azul. Essa planta suculenta demora de cinco a dez anos para atingir a maturidade e, quanto mais madura ela está, mais açúcares produz (o que resulta em uma tequila melhor). Existem marcas de tequila que utilizam agaves de 5 anos no seu processo, mas o ideal é cultivá-lo por, no mínimo, 8 anos.

O agave azul é colhido por profissionais chamados de jimadores (daí o nome da tequila El Jimador). O nome jimador vem do uso de uma ferramenta específica, chamada coa de jima, que nada mais é que uma lâmina arredondada e afiada, acoplada a uma longa haste de madeira. Usando esta coa, o jimador corta e remove as folhas do agave (também conhecidas como pencas) e remove também a sua raíz. O que sobra da planta é a piña - pinha em espanhol - sua haste que se parece mesmo com um abacaxi gigante. Uma piña de um agave azul maduro e saudável pode chegar a pesar 45kg e produzir até 8 litros de tequila (e muitos litros de Quetzalli).  O agave azul possui uma grande quantidade de carboidratos complexos, chamados de inulina. Esta substância precisa ser hidrolisada (uma reação química causada pela água e que ajuda a quebrar as moléculas dos carboidratos) para se transformar em um tipo mais simples e fermentável de açúcar. Esta é uma parte super importante do processo de produção de tequila e pode ser realizada de duas formas, o que influencia diretamente no sabor e qualidade do produto final.

Após um longo processo de hidrólise, fermentação, destilação e, em alguns casos, envelhecimento, a tequila está pronta para ser envasada e consumida. Abaixo, você confere 6 coquetéis criados por Milton Lopes, embaixador de Quetzalli e bartender do Estúdio Becca, em São Paulo.


Adulthood
Ingredientes
50ml de Quetzalli
30ml whisky americano (Jack Daniel's)
70ml suco de laranja
1 gota de angostura Bitter  (opcional)
 
Modo de preparo: adicione na coqueteleira 50ml de Quetzalli, 30ml de whisky, 70ml de suco de laranja, gelo. Bata tudo e sirva com gelo. Finalize com uma gota de angostura bitter( opcional) e uma fatia de laranja.

Detox
Ingredientes
100ml de Quetzalli
2 rodelas de Abacaxi 
6 folhas de Hortelã 
50ml champanhe brut

Modo de preparo: no liquidificador, prepare o suco de abacaxi c
om hortelã sem açúcar. Sirva direto na taça 100ml de Quetzalli, 50ml de suco e complete com a champanhe e um ramo de hortelã.
Chá das 5
Ingredientes
100 ml de Quetzalli
150 ml champanhe
1 sachê de chá de Limão e gengibre  
Gelo

Modo de preparo: adicione na taça com bastante gelo 100ml de Quetzalli, 150ml de champanhe e um chá de limão com gengibre.

Cafezin
Ingredientes
50ml de Quetzalli
30ml de café
10ml de cointreau
Gelo

Modo de preparo: adicione na coqueteleira 50ml de Quetzalli, 30ml de café, 10ml de cointreau, gelo. Bata tudo e sirva na taça. 

Bronzeado
Ingredientes
50 ml de Quetzalli
100 ml de suco de laranja
6 fatias de cenoura.
Gelo

Modo de preparo: adicione ao  liquidificador 6 fatias de cenoura,  50ml de Quetzalli e 100ml de suco de laranja. Bata tudo com gelo e sirva no copo alto com gelo. Complete com uma rodela de cenoura na borda.

Amarelo Manga
Ingredientes
50 ml de Quetzalli
100 ml de suco de manga
2 fatias finas  de gengibre 
50 ml de suco de maracujá, Gelo
Modo de preparo: adicione no liquidificador 50ml de Quetzalli, 100ml de suco de manga, duas fatias de gengibre e 50ml de suco de maracujá. Bata tudo com gelo e sirva em copo baixo com gelo.





 

Compart.

Moda e Beleza : Sílvio Romero

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia