Itajaí recebe neste sábado (23) o transatlântico MSC Orchestra, que faz cruzeiros pela América do Sul, com mais de 2,5 mil passageiros. O navio vai atracar no Porto de Itajaí. A Secretaria de Turismo prepara o receptivo, que incluirá programação especial no Mercado Público.
A escala não fazia parte do roteiro do navio, mas será necessária para que a Marinha avalie as condições da embarcação. O transatlântico bateu levemente em um outro navio de cruzeiro quando deixava o porto de Buenos Aires, na Argentina.
A colisão envolveu o navio MSC Poesia, que pertence à mesma companhia. Não houve danos graves, mas as normas de navegação determinam que navios que tenham passado por incidentes sejam avaliados. O destino final da embarcação é o Rio de Janeiro.
O site do jornal Clarín, da Argentina, divulgou um vídeo que mostra o momento em que o MSC Orchestra esbarra no MSC Poesia. A publicação afirma que o navio passou por avaliação após o incidente. O portal Notícias de Cruceros também divulgou vídeo (abaixo).
Com a decisão de parar em Itajaí, será montada uma força-tarefa de imigração para os passageiros — o que só é possível porque Itajaí já possui estrutura e atividades da Polícia Federal no porto.
Segundo informação da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), o transatlântico deve permanecer atracado até domingo de manhã — o que significa que os passageiros terão um longo período de escala na cidade.
Ainda que emergencial, a parada do MSC Orchestra será um novo teste para Itajaí, que passa a ser escala fixa de cruzeiros da companhia a partir da próxima temporada. A cidade receberá embarque e desembarque de passageiros que farão a rota do Mercosul.
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia