Navegação

Tradição, Fé, Sons e Sabores do Brasil ganham Espaço em Paris


Os Europeus poderão acompanhar o ritual da Lavagem da Escadaria e roda de conversa com chefs brasileiras na Galeria Visit Brasil, na capital francesa

A Embratur e o Governo do Estado da Bahia promoveram em Paris, neste domingo (27/04/24), a cerimônia da Lavagem da Escadaria da Galeria Visit Brasil, iniciativa inspirada na tradicional Lavagem do Bonfim, realizada em Salvador.

A ação marcou o início de uma agenda cultural do espaço conceito da Agência em parceria com o Sebrae, voltada à valorização das matrizes culturais afro-brasileiras e à promoção da identidade nacional no exterior, integrando a estratégia de posicionamento do Brasil como destino turístico na capital francesa.

Em meio ao aroma da água de cheiro, ao som dos atabaques, baianas em trajes típicos e capoeiristas, uma representação dos Filhos de Gandhy conduziram o cortejo que transformou a escadaria da galeria em altar de fé, ancestralidade e muita alegria. A lavagem, mais do que um gesto simbólico de limpeza, é um ritual de boas-vindas, de conexão espiritual com os orixás e de celebração da herança africana presente na alma brasileira.
"A lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim é um patrimônio vivo da nossa cultura. Ao realizá-la em Paris, reafirmamos a força da tradição afro-brasileira como elemento da identidade nacional e mostramos ao mundo a beleza dessa herança que atravessa fronteiras. Esse é o Brasil da democracia e da diversidade que o mundo precisa", destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
"O ritual da lavagem é um dos símbolos do sincretismo religioso baiano, envolvendo o catolicismo e religiões de matriz africana, que se destaca entre os principais atrativos do afroturismo, segmento que desperta o interesse dos turistas estrangeiros. Ter Paris como vitrine para essa tradição potencializa a promoção internacional do destino Bahia", ressalta o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
Entre os convidados que reforçam essa ponte cultural estão Robertinho da Lavagem de Madeleine, artista que levou o ritual à França; Pedro Gramacho, da Secretaria de Turismo da Bahia; e Lucicleide Nascimento, baiana símbolo da cultura do estado, presença constante em eventos de promoção da Bahia como destino turístico de fé, cultura e acolhimento.

Histórias de Sucesso

A Galeria Visit Brasil realizou também a roda de conversa "Histórias de sucesso de mulheres brasileiras que inspiram nossos sabores", reunindo chefs empreendedoras que conquistaram espaço no exigente mercado gastronômico europeu.

O bate-papo foi mediado pela jornalista Uiara Araújo e contou com degustações de chocolates artesanais e iguarias brasileiras. A premiada chef Alessandra Montagne, escolhida por Alain Ducasse para comandar um dos restaurantes do Museu do Louvre, contou sua história de vida, nascida na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, e que foi morar em Paris sem nunca ter trabalhado com gastronomia na vida. Ela destacou como, em seus restaurantes, insere ingredientes e sabores brasileiros em pratos da gastronomia internacional. "Eu só fui assinar um menu 100% de comida brasileira depois de 20 anos, num festival de cinema em que entre os convidados estava o George Clooney. E eles aceitaram", destacou.

Também participaram a Marina Blanck Stroh, fundadora da La Brigaderie de Paris; a chef proprietária do restaurante La Bahianiense, Mariele Góes e Thais dos Santos, do Madame Brésil, que promove produtos brasileiros com foco na sustentabilidade.

O encerramento não poderia ser mais simbólico: degustação de chocolates e acarajé feito pela chef Mariele Góes. A ação faz parte da estratégia da Embratur de promover o Brasil como destino turístico cultural e gastronômico, com experiências que tocam todos os sentidos.

Galeria Visit Brasil

A Galeria é um projeto itinerante que promove destinos brasileiros para o mundo e está em sua terceira edição na capital francesa. A ação inova ao reunir diversos parceiros para mostrar no exterior a cultura, as tradições, a natureza e a forma de viver no Brasil.
"Trata-se de uma imersão em ritmos envolventes, gastronomia inigualável, na riqueza da cultura e, claro, em paisagens de tirar o fôlego que só um país que é uma verdadeira obra de arte tem a oferecer para o mundo, é isso que a Galeria Visit Brasil propõe para promover o Brasil e seus destinos diversos e sustentáveis", destaca Freixo.

Foto: Renato Vaz/Embratur)
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia