Navegação

Candidatos a Prefeito de Fortaleza nas eleições 2020; veja a lista


As convenções partidárias aconteceram até o dia 16 de setembro, para a homologação das candidaturas. Em Fortaleza, 10 candidatos formaram coligação para disputar a prefeitura municipal.

As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral. Os candidatos aprovados pela Justiça vão iniciar a propaganda eleitoral em 27 de setembro (veja o cronograma das eleições 2020 ao fim desta reportagem).


Confira os nomes definidos pelos partidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020:

Capitão Wagner (Pros)



PROS lança candidatura do Capitão Wagner à Prefeitura de Fortaleza

O PROS anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (7), a candidatura de Capitão Wagner para concorrer à prefeitura de Fortaleza. A advogada e militante dos direitos humanos Kamila Cardoso foi escolhida como candidata a vice na chapa. O anúncio foi realizado na quadra de um colégio no Centro de Fortaleza e também transmitido pelas redes sociais do candidato.

Wagner é capitão reformado da Polícia Militar, tem 41 anos e nasceu em São Paulo. É a segunda vez que ele vai disputar a Prefeitura de Fortaleza. O parlamentar já foi vereador de Fortaleza, deputado estadual e agora é deputado federal.

A vice, Kamila Cardoso, é advogada, e tem histórico, em Fortaleza, na militância pela acessibilidade. Ela nunca disputou uma eleição.

A chapa tem o apoio do Podemos, Republicanos, PMN, PMB, PTC, DC, PSC e Avante.

Heitor Férrer (SD)


Partido Solidariedade oficializa candidatura do deputado estadual Heitor Férrer

O Partido Solidariedade (SD) lançou, em convenção partidária realizada de forma virtual nesta terça-feira (15), a candidatura do deputado estadual Heitor Férrer para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O deputado estadual Walter Cavalcante (MDB) é o candidato a vice-prefeito na chapa.

Esta é a quarta vez em que Heitor Férrer vai disputar o comando de Fortaleza. Ele disse que pretende debater políticas públicas que atendam às demandas da população mais vulnerável.

"O que motiva o homem público a buscar o poder executivo é o seu desejo de implementar mudanças na sociedade, principalmente no que diz respeito ao desequilíbrio social. Buscar políticas públicas onde se possa socorrer os mais vulneráveis, os mais carentes e os mais necessitados. Fortaleza, por exemplo, tem enormes desafios a ser superados", destacou.

A chapa do Solidariedade é composta com o MDB.

Heitor Freire (PSL)


Partido Social Liberal oficializa candidatura do deputado federal Heitor Freire

O deputado federal Heitor Freire foi oficializado pelo Partido Social Liberal (PSL) como candidato a prefeito de Fortaleza. Na chapa, a candidata a vice é a cabo da Polícia Militar Laurice Maia, também do PSL. A convenção presencial do partido, limitada a 100 pessoas, foi realizada na Assembleia Legislativa.

"Infelizmente, temos ainda muitos problemas em Fortaleza que precisam ser resolvidos. O que deu certo será mantido e melhorado. Agora, tem muitas outras áreas de Fortaleza, como o povo da periferia, que foi esquecida, que temos que dar atenção. Essa será nossa prioridade, trabalhar com as áreas mais esquecidas, com as áreas mais pobres", disse Freire.

O candidato do PSL tem 38 anos e está no primeiro mandato como deputado federal. Esta é a primeira vez em que disputará um cargo no Executivo. No primeiro discurso como candidato, Freire defendeu as bandeiras da família, da religião e adotou discurso de “endireitar” a capital.

Desde que confirmou a pré-candidatura a prefeito, Freire anunciou que tinha interesse em ter uma mulher como vice. Cabo Maia foi anunciada na segunda-feira (14). Com 12 anos de Polícia Militar, ela é a única mulher a integrar o Comando Tático Motorizado (Cotam) no Estado.

Renato Roseno (Psol)


PSOL lança candidatura de Renato Roseno à prefeitura de Fortaleza

O PSOL oficializou, o nome do deputado estadual Renato Roseno como candidato a prefeito de Fortaleza e o da ativista Raquel Lima (PCB) como postulante a vice. O evento foi realizado de maneira híbrida, na sede do Psol em Fortaleza, com parte dos convencionais presente e o restante acompanhando virtualmente.

Roseno já era apresentado como pré-candidato do partido. Esta será a terceira vez em que ele disputará a Prefeitura de Fortaleza. Já Raquel foi candidata a vice-governadora e a vice-prefeita da chapa do Psol nas duas últimas eleições.

Renato Roseno é advogado e servidor público. Está no segundo mandato como deputado estadual. Raquel Lima é ex-moradora e liderança da comunidade Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzon.

Na convenção, o candidato afirmou que pretende fazer uma campanha com poucos recursos. "Nossa candidatura representa um projeto de resistência democrática, que possa contribuir para a superação desse autoritarismo que vem se espalhando pelo Brasil e nós não queremos que isso cresça em Fortaleza. Nesse cenário de pandemia, nós vamos usar da nossa criatividade e determinação para superar essa desigualdade material das outras candidaturas", disse.

A chapa é formada pelo PSOL e pelo PCB.

Sarto Nogueira (PDT)


PDT anuncia candidatura de Sarto Nogueira à prefeitura de Fortaleza

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou oficialmente, a candidatura de Sarto Nogueira para concorrer ao cargo de prefeito de Fortaleza. O candidato a vice na chapa é Élcio Batista (PSB). O anúncio foi feito durante a convenção do PDT, no Bairro Aldeota, na capital cearense, que foi transmitida pelas redes sociais do partido.

Sarto é médico, tem 61 anos e nasceu em Acopiara, no interior do Ceará. Ele é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado e está no sétimo mandato de deputado estadual. Já foi vereador de Fortaleza e presidente da Câmara Municipal. É a primeira vez que concorrerá ao cargo de prefeito.

Já Élcio Batista, candidato a vice-prefeito do PDT, é cientista social, tem 46 anos e nasceu em Cascavel, no Paraná. Ele é ex-secretário-chefe da Casa Civil do Estado e já foi secretário da Juventude da Prefeitura de Fortaleza.

A chapa tem o apoio dos partidos PSB e Cidadania.

Paula Colares (UP)


Unidade popular realiza convenção virtual

A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) lançou o nome da pedagoga Paula Colares como candidata à Prefeitura de Fortaleza. Ela terá como vice o bancário Serley Leal. O anúncio foi feito na primeira convenção municipal do partido de forma virtual.

Nascida em Fortaleza, Paula tem 40 anos e é professora substituta da rede municipal. Ligada ao movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC), ela faz parte da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário e preside, no Ceará, a Unidade Popular (UP), partido criado em 2016 e que vai lançar candidaturas pela primeira vez nas eleições de novembro.

Samuel Braga (Patriota)


Partido Patriota confirma candidatura para prefeitura em eleições 2020

O Patriota foi o primeiro partido a definir candidato à Prefeitura de Fortaleza. Samuel Braga, presidente estadual do partido, vai disputar o executivo municipal da capital cearense.

A candidata à vice-prefeita na chapa será Roberlene Rodrigues, também do Patriota.

A convenção foi realizada em hotel em Fortaleza com a presença de membros da direção do partido e alguns convidados.

"Pretendo resgatar a dignidade e a moralidade do serviço público. Finalmente sou candidato pra ter uma Fortaleza socialmente justa, ecologicamente sustentável e economicamente viável", afirmou Samuel Braga, no primeiro discurso como candidato homologado.

Luizianne Lins (PT)


PT oficializa candidatura de Luizianne Lins a prefeitura

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, a candidatura da deputada federal Luizianne Lins à Prefeitura de Fortaleza. O candidato a vice na chapa é o secretário de finanças e planejamento do PT no Estado, Vladyson Viana. O anúncio ocorreu durante convenção realizada virtualmente.

Luizianne é jornalista, tem 51 anos e nasceu em Fortaleza. Ela já foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos, de 2005 a 2012; vereadora de Fortaleza e deputada estadual. Atualmente, Luizianne ocupa o cargo de deputada federal pela segunda vez. É a quarta vez que Luizianne vai concorrer à Prefeitura da capital.

A chapa é "pura", ou seja, foi lançada sem o apoio de partidos. Durante a convenção, Luizianne destacou o desemprego e a desigualdade social como desafios na capital cearense.

"Nesse momento a preocupação vai ser a questão do desemprego, a falta de perspectiva. Os bairros que tiveram maior índice de contaminação foram Meireles, mas os que tiveram mais mortes foram na periferia. Temos que minimizar essas desigualdades. A concentração de renda da nossa cidade é brutal, é um marco social."

Professor Anízio (PCdoB)


PC do B oficializa candidatura de Anízio Melo a prefeitura

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou, a candidatura a prefeito do Professor Anízio e de Helena Serra Azul a vice-prefeita, em Fortaleza. Em convenção virtual, o partido anunciou também 50 pré-candidatos a vereadores e vereadoras do partido para o pleito municipal.

"O que me motiva é mostrar que a educação pode transformar a vida das pessoas. Possibilita à cidade, a um estado, a um país gerar igualdade de oportunidade. Precisamos priorizar as pessoas, precisamos priorizar o bem-estar social, e a educação, nesse processo, ajuda na saúde, na cultura, no esporte, na ciência e tecnologia. A educação muda a cidade, um país, muda nossas vidas", disse Anízio.

Professor Anízio Melo tem 60 anos e é natural do Rio de Janeiro. Filho de pais nordestinos, reside em Fortaleza há 40 anos. Formado em história pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e acadêmico de Direito, ele é educador desde 1985 e foi presidente do Sindicato Apeoc, na defesa de causas do magistério.

A vice, a médica e professora universitária Helena Serra Azul Monteiro, é uma militante histórica do PCdoB. Helena atuou na luta contra a ditadura militar. Foi presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) e chefe de Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC.

Célio Studart (PV)


PV oficializa candidatura de Célio Studart a prefeitura

O Partido Verde oficializou, nesta quarta-feira (16), o nome do deputado federal Célio Studart como candidato à Prefeitura de Fortaleza. A convenção da sigla aconteceu de forma presencial na sede PV, com restrição de participantes. O advogado Francisco Galba Viana foi escolhido como vice da chapa.

"Acredito que somos a única opção que Fortaleza tem de unir uma cidade que está bastante dividida, polarizada, que busca apresentar obsessões pelo poder de uma forma que não fica transparente e clara para a população de Fortaleza. Nós temos programa para o verde da cidade, para a sustentabilidade, para as pessoas com deficiência, para os animais, para a geração de renda e de emprego, em tudo isso temos o que propor e o que mostrar e com baixíssimo índice de rejeição", disse Studart.

Célio Studart é advogado, tem 33 anos, e iniciou a carreira política em 2016, quando foi o candidato a vereador de Fortaleza mais votado, ligado, principalmente, à causa animal e ambientalista. Em 2018, disputou cargo de deputado federal e foi o segundo mais votado.

O vice na chapa também é ambientalista e servidor público do Estado do Ceará desde 1980. Viana exerceu cargos de Procurador e Coordenador Jurídico nos municípios de Fortaleza, Aquiraz e Maracanaú, além de ter sido Diretor Institucional na Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da Prefeitura de Fortaleza. Além disso, foi candidato a vereador de Fortaleza em três ocasiões.

Cronograma

Veja o cronograma das eleições 2020:

A partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Podem ser realizadas por meio virtual;

31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas no TSE e início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;

27 de setembro: início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;

15 de novembro: 1º turno das eleições;

29 de novembro: 2º turno das eleições;

15 de dezembro: último dia para entrega das prestações de contas;

18 de dezembro: prazo final para diplomação dos eleitos.
Compart.

MARIO PINHO

Comente no post:

0 comentários:

Adicione seu comentário sobre a notícia