![]() |
Foto: Divulgação |
Texto produzido por @well.nchagas
"Os Enforcados" figura facilmente no top 10 ou top 5 como um dos melhores filmes do ano. E ponto! E não apenas um dos melhores filmes nacionais... E sim como um dos principais, competindo de igual para igual inclusive com produções e filmes da gringa.
O filme que teve sua pré estréia nacional no festival de cinema do Rio, São Paulo e no CINE PE em Recife, onde foi exibido como "hours concurs", pois se fosse exibido na mostra competitiva... Teria arrastado todos os prêmios do festival, e teve também ótima repercussão em festivais internacionais como Toronto, Havana e foi exibido na mostra Special Presentations (“Apresentações Especiais”), que reúne produções aguardadas de cineastas de primeira linha, incluindo possíveis candidatos ao Oscar. “O Festival de Toronto é um dos mais prestigiados e importantes do mundo. Ele funciona como uma vitrine do que de mais relevante está sendo feito nos mais diversos países.
Inclusive, o filme foi escolhido e selecionado essa semana, pela academia brasileira de cinema, para figurar entre a seleta seleção de outros filmes, que irão competir entre si uma vaga para ser um dos finalistas a quiçá representar o Brasil no Oscar 2026.
O longa é Inspirado por Macbeth, de William Shakespeare, a história é contada pela perspectiva de Lady Macbeth, e como na peça, os dois personagens se veem presos em uma escalada de ambição e violência, em uma tragédia à brasileira, com uma boa dose de humor ácido. “O jogo do bicho é um pano de fundo para retratar esse universo corrupto que eles habitam. Mas o filme é construído em cima dos personagens”, diz o diretor. “Ele disseca essas personalidades em todas as suas camadas e explora essa dinâmica de jogo de poder que a grande maioria das relações passionais tem.”
Coimbra criou a trama de Os Enforcados – o clássico sobre um casal ambicioso, porém, ganha no filme o tempero brasileiro ao ser ambientado no meio da máfia do jogo do bicho do Rio de Janeiro, regrado a samba - é um thriller tragicômico sobre o crime na elite carioca”, com um elenco de peso com nomes como Leandra Leal de "O LOBO ATRÁS DA PORTA" e Irandhir Santos de "TATUAGEM" como protagonistas e grande elenco - o diretor relatou em entrevista quê: "precisava de atores que dessem conta de traduzir essas complexidades na tela. O diretor repete a parceria com Leandra Leal, que interpretou Rosa em “O Lobo Atrás da Porta”. “Eu sabia do que a Leandra é capaz e que ela potencializaria as camadas de Regina.” Irandhir Santos era um ator com quem desejava trabalhar havia muito tempo. “Os dois são muito focados e criativos. Construímos os personagens juntos.”
Além de Leandra Leal, Irandhir Santos, chamo a atenção para os outros atores que estão brilhando no longa como: Thiago Thomé, Pêpê Rapazote, Ernani Moraes, Augusto Madeira, Ricardo Bittencourt, Irene Ravache e Stepan Nercessian - salientando que o personagem da Irene Ravache, que faz a mãe da personagem da Leandra Leal é o alívio cômico do filme, mas... Mas... Os dois monstros do filme e que dão um show a parte são os protagonistas vividos por Irandir Santos e Leandra Leal - Irandir se consagra "de novo, novamente e mais uma vez" como um dos melhores atores da sua geração e que é orgulho do meu país chamado Pernambuco 'mesmo aqui sem se quer um resquício de sotaque Pernambuquês" e a Leandra que é cineasta, atriz, produtora e etc... Está perfeita no seu papel, onde se completa a trama e ao personagem de Irandir, como uma alquimia invejável e quase que uma simbiose enxergamos em alguns momentos do filme um "híbrido" dos dois personagens, mesmo sendo opostos. Pois os opostos se atraem e os dispostos mais ainda, porém... Não necessariamente se misturam.
![]() |
Foto: Divulgação |
Na narrativa, em um Rio de Janeiro tomado pelo crime entre milícias e bicheiros, o casal Regina e Valério se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família de Valério. Uma noite, eles encontram o plano "quase" perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim, mesmo depois do fim - adentrando na síntese da história é nas suas sub-camadas Valério personagem de (Irandhir Santos) e Regina personagem de (Leandra Leal) formam um casal vivendo confortavelmente na Zona Oeste do Rio, graças ao império do jogo do bicho construído pelo pai e pelo tio dele. Valério, que acredita ter mantido suas mãos limpas, precisa lidar com as pendências de sua família, em um meio que obedece a leis próprias. Incentivado pela ambiciosa mulher, ele tenta uma jogada que ambos consideram infalível. “OS ENFORCADOS é, antes de tudo, sobre um casamento”, diz Fernando Coimbra. “O casal sela um pacto e faz um plano de vida que é incapaz de cumprir. Só que esse plano, aqui, se faz a partir de um crime. Um último crime que os levaria em direção à realização dos seus sonhos. Mas a realidade é muito diferente do sonho, e as coisas desandam.”
A CASA: como o filme tem poucas cenas externas, a casa que está em constante reforma, vira um dos personagens principais e centrais do filme, onde fala, ouve, sussurra, aprisiona, liberta, é túmulo e é por si só testemunha de cimento, concreto e segredos guardados e selados pela argamassa, tinta fresca e acabamentos inacabados.
Com direção precisa e roteiro cirúrgico do cineasta Fernando Coimbra, o filme se destaca pela qualidade em todos os sentidos, surpreende e toma a todos de salto com seus plots Twists pra lá de originais, até o último frame de cena - "OS ENFORCADOS" marca a primeira produção brasileira do cineasta após a direção de episódios das séries internacionais Narcos, Outcast e Perry Mason e do filme Castelo de Areia, com Nicholas Hoult (Nosferatu) e Henry Cavill (O Homem de Aço).
Ao fim e no fim... O banquete está servido com esse FILMÃO, que disfarçado de "tragicomédia" é um verdadeiro soco no estômago e aluga um "triplex" ou mais na nossa cabeça, e não fica a dever a nenhuma outra produção ou filme que seja inspirada em Macbeth, inclusive a própria obra original que já teve várias releituras para o cinema.
Se liga meu povo cinéfilo de plantão e amantes da sétima arte que o filme está em cartaz todos os cinemas do Brasil.
Comente no post:
0 comentários:
Adicione seu comentário sobre a notícia